Descubra Santa Catarina

9 Curiosidades sobre a Oktoberfest

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em outubro 14, 2016
9 Curiosidades sobre a Oktoberfest
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Tradicional festa em Santa Catarina, a Oktoberfest de Blumenau se tornou um dos eventos mais populares do Brasil. Embora sua origem seja europeia, a celebração passou a ser muito bem aceita no país e hoje conta com a participação de pessoas de diversos lugares.

Com mais de 30 anos de realização, a festa se encontra no auge do seu sucesso e oferece diversas atrações. Normalmente, atrai pessoas do Brasil todo, mas sua popularidade tem se tornado ainda maior, tanto que diversos turistas do exterior marcam presença no evento.

Existem diversas curiosidades sobre a Oktoberfest que a tornam ainda mais interessante. Confira as 9 principais neste post que elaboramos para você!

1. Fama em diversas cidades

A primeira edição ocorreu no dia 12 de outubro de 1810 em Munique, na Alemanha. O objetivo era celebrar o casamento do príncipe Luis I da Baviera com a princesa Teresa da Saxonia-Hildburghausen. Na época, todos os cidadãos da cidade foram chamados para participar da celebração, que, além da festa do matrimônio, contou com uma divertida corrida de cavalos.

O evento fez tanto sucesso que passou a se repetir nos anos seguintes. Inclusive, sabia que até Albert Einstein marcou presença em uma das edições? Foi exatamente no ano de 1896, quando atuava como eletricista e ajudou a montar uma das tendas do festival.

Hoje, a Oktoberfest acontece em Munique, em Blumenau e em outras regiões espalhadas pelo mundo. No Brasil, cidades como Curitiba (PR), Santa Cruz (RS), Igrejinha (RS), São Paulo (SP) Belo Horizonte (MG) e Maricá (RJ) também entram na lista.

2. Sucesso na primeira edição de Blumenau

A primeira edição da festa ocorreu em 1984 e foi realizada no pavilhão A da PROEB. O evento contou com a presença de 102 mil pessoas em apenas 10 dias de festa. Na época, esse número representava metade da população de Blumenau.

Não é qualquer atração que coloca boa parte da cidade para dançar ao ritmo da música enquanto degusta as melhores cervejas do país. É isso mesmo que você leu! A região é famosa por produzir versões especiais da famosa bebida.

Entre os destaques estão as cervejarias Bierland, Wunder Bier e Schornstein. Não é à toa que, além da Oktoberfest, Blumenau abriga outros festivais de cerveja, como o Blumenau International Beer Festival e o Festival Brasileiro da Cerveja (FBC).

3. Consolidação muito rápida

A consolidação da festa como sucesso total e marco na história brasileira ocorreu mesmo em sua 3ª edição, quando foi necessária a construção de mais um pavilhão, e a quadra esportiva passou a ser utilizada para receber todos os visitantes.

Inicialmente, a festa recebia os próprios moradores da cidade e pessoas de municípios vizinhos. Mas isso mudou já na 3ª edição, quando cidadãos de países vizinhos também começaram a participar — o que consolidou ainda mais a Oktoberfest na América do Sul e transformou Blumenau em um dos principais destinos turísticos do estado.

4. Muito além da cerveja

Sim, há muita cerveja boa à disposição, mas o evento não para por aí. Aliás, essa é apenas uma de suas incontáveis atrações. A festa é marcada pelo folclore, memórias e tradições germânicas.

Bem, sabemos que o estado de Santa Catarina tem muito da cultura alemã, mas durante a festa é possível apreciar tudo a fundo a partir da culinária, da música, da dança de diversos grupos e também das vestimentas tradicionais.

São vários dias de alegria contagiante, nos quais os blumenauenses mostram toda a riqueza da cultura germânica e os costumes que foram preservados ao longo dos anos. Sociedades esportivas, recreativas e culturais marcam presença na festa.

5. Realeza da Oktoberfest

Todos os anos, a cada edição, o evento realiza um concurso para a escolha da Rainha e das Princesas da Oktoberfest. As candidatas devem usar trajes típicos e competir em quesitos como postura, beleza, simpatia, capacidade de comunicação e desenvoltura na passarela.

Os jurados elegem as três primeiras classificadas na ordem de 2ª princesa, 1ª princesa e rainha. As moças que recebem os títulos costumam participar das principais ações de divulgação da festa, tanto em âmbito nacional como internacional.

6. Escolha da bebida oficial

Mais de cem anos se passaram desde a primeira festa até que a cerveja fosse escolhida como a bebida oficial do evento. Essa é mais uma das curiosidades que muita gente não conhece sobre a Oktoberfest. Inclusive, na primeira edição, em Munique, os participantes beberam muitos vinhos produzidos na região.

Foi em 1918, quando o cinema passou a mostrar cenas do evento, que a cerveja foi realmente eleita a protagonista. Isso porque, na época, a bebida era considerada benéfica, e diversos cartunistas retratavam os foliões com copos sempre cheios, de maneira divertida.

A partir de então, o líquido dourado ganhou fama e hoje é muito consumido nas festividades. A quantidade ultrapassa os milhões de litros em cada edição, seja no Brasil, seja no exterior.

7. Culinária única e de qualidade

Além de se orgulharem dos produtos fabricados em diversas cervejarias, os blumenauenses também podem se deliciar com iguarias típicas e pratos saborosos durante toda a festa.

Os visitantes também não perdem a oportunidade para provar pratos diferenciados da culinária alemã, composta por opções como salsicha, carne de marreco, hambúrguer de pato, joelho de porco e o famoso Apfelstrudel (sobremesa à base de maçã).

A união de música, boa comida e cervejas artesanais chama a atenção de muitos. Em 2017, a festa bateu o recorde de público para uma única noite, com 67,6 mil pessoas presentes.

8. Milhares de pessoas nos eventos

Hoje, com a consagração do evento, muito mais pessoas visitam o local com a finalidade de se divertir e conhecer um pouco da Alemanha que existe no Brasil.

No início, a festa contava com 102 mil pessoas em 10 dias de festa. Agora, a situação mudou e a celebração vai além: geralmente, são 19 dias de festa, com muitos eventos e animações para um grande público. Nos últimos anos foi constatada a participação de mais de 600 mil pessoas — e esse número está aumentando a cada edição.

9. O mês de outubro é tudo em Blumenau

A popularidade da Oktoberfest possibilita não apenas atrair turistas de diversas partes do mundo, mas também criar oportunidades para outras festas da cidade. Agora, além de participar desse evento sensacional, você pode aproveitar o mês de outubro inteiro para curtir as férias com diversos atrativos em uma linda cidade turística.

Ao participar dessa tradicional festa em Santa Catarina, você terá diversão garantida. Portanto, se pretende conhecer Blumenau, nada melhor que realizar a viagem na época da Oktoberfest. Não fique aí parado perdendo seu tempo e gastando todas as suas férias apenas no sofá. Venha conhecer e curtir bons momentos!

Quer mais dicas de festividades e outros atrativos em destinos incríveis? Então, assine a nossa newsletter para receber, no seu e-mail, conteúdos sobre lugares que merecem sua visita. Até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *