6 estratégias para reter talentos na sua empresa

estratégias para reter talentos na sua empresa

O desafio que as empresas de hoje em dia encontram em reter talentos é cada vez maior. Seja qual for o porte e o segmento da organização, é de extrema importância manter esses profissionais e desenvolver suas habilidades — tanto para não perder os investimentos em capacitação como também para gerar fator competitivo.

Neste post, vamos listar algumas estratégias úteis para a retenção de talentos dentro da sua companhia. Confira a seguir!

1. Invista em treinamento corporativo

A falta de capacitação é um fator recorrente no mercado de hoje. Portanto, investir no treinamento e qualificação dos colaboradores é essencial para que estes possam se desenvolver.

Avalie as necessidades individuais e coletivas para desenvolver programas de treinamento que levem ao aprimoramento profissional dos colaboradores da empresa.

2. Institua um ambiente meritocrático

A meritocracia deve ser instituída dentro da organização como fator de estímulo para os colaboradores. Deixar de recompensar um funcionário com ótimos resultados em detrimento de outro que tenha anos de casa pode fazer com que os talentos sejam desmotivados e abandonem a empresa.

Crie remuneração por mérito e resultados — e não por critérios subjetivos, como tempo de trabalho. Além de evitar a falta de estímulo no ambiente corporativo, isso também ajuda a desenvolver a competitividade sadia dentro da companhia.

3. Crie planos de carreira

Não há nada pior para o funcionário de uma empresa do que trabalhar duro sem ter expectativa de crescimento dentro da organização.

Definir um plano de carreira sólido, com os cargos, remunerações e qualificações exigidas, pode fazer com que os colaboradores visualizem o caminho a ser trilhado e passem a se preparar para ele.

4. Dê autonomia

Atualmente, a falta de autonomia é um dos principais fatores de insatisfação dos funcionários dentro das organizações, gerando muitas vezes o desligamento dos mesmos.

Com base nessa pauta, é importante estabelecer um nível adequado de autonomia para cada colaborador, de acordo com seu nível hierárquico.

Entre algumas das ações que podem ajudar, pode-se destacar uma comunicação aberta com o gestor e o estabelecimento de metas e desafios, gerando maior engajamento por parte dos funcionários.

Além disso, a autonomia — quando estabelecida sem exageros — pode facilitar a gestão de pessoas por parte dos líderes, dado que a fiscalização passa a ser mais incisiva em cima de resultados (e não de ações).

5. Mantenha um bom ambiente de trabalho

Fofocas e discussões são extremamente nocivas aos talentos de uma empresa. Manter um ambiente de trabalho saudável, com boa cultura organizacional e equipes trabalhando juntas pode evitar grandes problemas.

Institua a prática do feedback, ouça o que os funcionários têm a dizer e veja o que pode ser melhorado, levando sempre em consideração a opinião de todos.

6. Seja flexível

Trabalhar 40 horas semanais com horário fixo deixou de ser a realidade de algumas empresas há muito tempo.

Prover flexibilidade aos funcionários é extremamente importante para mantê-los motivados a trabalhar.

Compensação de horários, dias de home office e férias maleáveis são algumas das ações que podem ser tomadas para aumentar a flexibilidade no ambiente de trabalho.

Gostou de nossas dicas de como reter talentos na sua empresa? Então compartilhe o post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário