Florianópolis e seus Encantos

Aventura em Florianópolis: já pensou em passear com baleias jubarte?

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em setembro 29, 2017
Aventura em Florianópolis: já pensou em passear com baleias jubarte?
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O estado de Santa Catarina é conhecido como uma das mais belas regiões do Brasil. A capital, Florianópolis, impulsiona ainda mais esse conceito, ao oferecer um leque imenso de opções na área do lazer, aproveitando ao máximo a natureza local. E um dos passeios mais interessantes são os com foco de aventura em Florianópolis, como a observação de baleias-francas!

Poder acompanhar os animais em momentos muito importantes, como a reprodução e a amamentação de filhotes é, sem dúvidas, uma experiência única e inesquecível. Existem vários locais possíveis para a observação, mas os melhores ficam em Laguna, Imbituba e Garopaba.

Quer conhecer mais sobre essa prática e incluir como o seu próximo passeio? Confira!

Como o passeio é feito?

Por terra é possível avistar as baleias-franca, garantindo a preservação do habitat dos animais na época de reprodução.

O ponto de observação são os berçários onde as baleias geralmente estão, situadas ao longo da Rota da Baleia-Franca, em Imbituba.

Vale reforçar que todo o trajeto é acompanhado por profissionais treinados e conhecedores desse momento que ajudarão você a ter a melhor experiência!

Qual a melhor época para a observação e aproveitar a aventura em Florianópolis?

É entre os meses de julho e novembro que o litoral catarinense atrai a baleia-franca para a reprodução e amamentação dos seus filhotes. Tudo por conta da água, que tem uma temperatura quente e agradável, perfeita para o momento.

Mas se você quiser ter a melhor observação, o mais indicado é ir a partir da segunda quinzena de agosto até meados de outubro.

E não se preocupe ao achar que não conseguirá avistar as baleias se você estiver por terra. Muito pelo contrário, elas ficam tão pertinho que será bem tranquila a sua observação! Muitas vezes nem é necessário o uso de binóculos, elas estão bem à frente!

Onde é possível avistar as baleias-francas?

As cidades perfeitas para encontrar as baleias ficam na parte sul de Florianópolis. Na lista entram as enseadas na região de Imbituba, Laguna e Ibiraquera. Mas também já é possível avistar as baleias no Farol de Santa Marta e na Praia do Rosa.

Para você ter uma ideia, são cerca de 100 baleias que chegam todos os anos em Santa Catarina. A maioria acasala no litoral brasileiro e retorna após 12 meses para o nascimento dos filhotes.

Como escolher a empresa para fazer o passeio?

É muito importante que você tenha a melhor experiência possível durante a observação de baleias-francas. Não à toa, os profissionais e equipes que fazem e criam o roteiro para esse momento são altamente qualificados e com ampla bagagem de conhecimento sobre as baleias.

Por isso, é essencial que você conte com uma empresa de turismo que atenda a todos esses requisitos, como é o caso da Belatur, que ainda possui outras opções de turismo de aventura em Florianópolis interessantes e únicas. Vale a pena conferir!

Animou-se com a observação das baleias-francas em Santa Catarina? Entre em contato com a gente!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Aventura em Florianópolis: já pensou em passear com baleias jubarte?”

Juliana Moreti

Olà
Primeira semana de julho é bem dificil a observação?