Transporte & Logística

Avião, ônibus e táxi: saiba como organizar o transporte em viagens

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em maio 18, 2017
Avião, ônibus e táxi: saiba como organizar o transporte em viagens
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em uma viagem corporativa, em que todos os deslocamentos precisam ser bem calculados, é função do gestor fazer um estudo logístico que otimize o tempo gasto nos transportes, além de reduzir custos ao transportar o grupo.

A melhor forma de calcular essa logística é traçando uma rota, o que não é tão simples como parece. São diversas as opções de transporte em viagens que podem ser úteis e confortáveis em uma viagem corporativa.

De início, é preciso estabelecer o tipo de transporte que levará os colaboradores até o destino. Se for um destino muito distante, esse primeiro transporte será feito de avião. Em locais mais próximos, o transporte pode ser feito de carro ou até mesmo em um ônibus corporativo, uma boa opção pode ser contratar uma agência de turismo receptivo para facilitar a logística. Viagens para alguma península ou ilha podem ser realizadas de barco ou de navio — o que é mais incomum.

A locomoção durante a viagem

Uma vez que os colaboradores já estejam no local de destino, é preciso planejar como será realizada a locomoção entre os pontos que deverão ser visitados para reuniões ou até mesmo pontos turísticos.

É importante ter em mente que os colaboradores podem não querer utilizar o mesmo meio de transporte — em função de comodidade e do tempo disponível.

A seguir listamos alguns meios de transporte que podem ser utilizados. Confira!

Trem

Muitos lugares pelo mundo oferecem uma linha ferroviária bastante completa e prática, até mesmo para viajar entre cidades. É um meio de transporte de alta velocidade — o que pode otimizar tempo — e o processo de embarque é rápido e prático. Até mesmo para se deslocar entre países, como é o caso da Europa, o trem é uma das melhores alternativas.

Metrô

Diversas cidades podem ser percorridas inteiramente por meio das linhas de metrô. Além disso, esse é um meio de transporte de custo baixo. É preciso pesquisar sobre esse tipo de serviço no local que será visitado para saber se é a melhor escolha. Caso o local ofereça um serviço satisfatório, certamente ir de metrô será uma grande economia de tempo e dinheiro.

Ônibus

Dependendo do local onde os colaboradores precisam ir, o ônibus pode ser uma boa opção — deve-se considerar também o tempo de deslocamento.

Há algumas linhas de ônibus turísticos que levam aos principais pontos da cidade. Essa também é uma alternativa interessante para quem está viajando a trabalho e com pouco tempo mas deseja passar pelos locais turísticos brevemente.

Táxi ou Carro Executivo

É uma das mais confortáveis opções de transporte em viagens. O táxi ou o Carro Executivo tem um preço mais elevado do que um transporte público, mas a locomoção pode ser mais fácil por não precisar parar a todo momento, como é o caso de ônibus e do metrô.

Além disso, esse meio de transporte não tem um horário fixo, como é o caso do trem, e oferece mais conforto para os colaboradores.

Para quem está saindo do desembarque do aeroporto, essa também é a melhor opção. Alguns lugares possuem difícil acesso de metrô ou ônibus, além de alguns transportes públicos não funcionarem 24h por dia. O serviço de Carro Executivo é um pouco mais barato do que o táxi e personalizado.

Carro alugado

Para quem tem menos tempo disponível e deseja mais conforto na sua locomoção durante a viagem, alugar um carro pode ser a melhor alternativa. Esse é um dos meios mais custosos.

Vans

Algumas agências de turismo receptivo oferecem também a opção de vans para que os colaboradores possam transitar durante a viagem. Esse tipo de transporte tem como vantagem o fato de todos os destinos de reuniões e possíveis passeios podem ser traçados com antecedência pela própria agência, o que economiza tempo na questão de logística.

É preciso ter um planejamento cuidadoso, pensando nos objetivos de tempo e conforto para os viajantes. Com logística e organização, é possível decidir pelas melhores opções de transporte em viagens, visando aproveitar o tempo da melhor forma possível.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre os melhores meios de transporte em viagens, deixe um comentário!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *