Turismo Corporativo

Como medir o índice de satisfação dos funcionários?

Belatur
Escrito por Belatur em abril 12, 2017
Como medir o índice de satisfação dos funcionários?
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A satisfação dos funcionários contribui de diversas formas para o crescimento do negócio. Colaboradores felizes vestem a camisa da empresa, são mais motivados, comprometidos com os resultados e atendem melhor aos clientes.

Por tudo isso, as grandes corporações investem cada vez mais na qualidade de vida dos clientes internos. Aliás, segundo pesquisa da Sodexo, empresas que fazem isso são 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Mas como medir o índice de satisfação dos funcionários? Hoje vamos ensinar a fazer isso com dois indicadores: o ESI e o eNPS. Além disso, vai aprender como otimizar a satisfação interna. Boa leitura!

Como encontrar o índice de satisfação dos funcionários (ESI)

O Employee Satisfaction Index (ESI) é um dos indicadores de satisfação mais utilizados em todo o mundo. Seu cálculo, além de ser rápido e simples, contribui para gerar insights e melhorar as políticas internas de gestão de pessoas.

Para encontrar o ESI, você deve fazer três perguntas-chave para o seu colaborador. Peça que ele responda com notas de 1 a 10, sendo 1 o menor valor possível. Veja as perguntas:

  • O quanto está satisfeito com o seu atual trabalho?
  • O quanto você está satisfeito com a sua atual liderança?
  • O quão próximo é o seu trabalho do ideal?

Você deve obter o máximo de feedback possível, pois isso tornará o resultado mais assertivo. Depois, para calcular o ESI, deve usar a seguinte fórmula:

[ ( ( valor total das respostas ÷ 3 ) – 1 ) ÷ 9 ] x 100

Os resultados variarão entre 0 e 100 pontos. Quanto mais próximo de 100 pontos, mais satisfeitos são seus atuais funcionários com a empresa.

Como encontrar o Employee Net Promoter Score (eNPS)

O eNPS é outro indicador bastante conhecido. Ele, além de mensurar a satisfação, também contribui para avaliar o nível de lealdade dos colaboradores com a marca empregadora.

Para encontrar o eNPS, você deve fazer duas perguntas aos colaboradores. Veja:

  • Em uma escala de 0 a 10, o quanto recomendaria nossa empresa como um bom local de trabalho?
  • Em uma escala de 0 a 10, o quanto recompensaria seu superior imediato como um bom líder?

Todas as respostas devem ser coletadas e analisadas. Assim, você poderá encontrar o percentual de funcionários detratores (repostas de 0 a 6), neutros (de 7 a 8) e promotores (de 9 a 10) da sua marca empregadora.

No ESI e no eNPS, é importante que a pesquisa seja realizada de forma anônima, sem perguntar o nome do profissional que está respondendo às perguntas. Sendo assim, os colaboradores se sentirão mais à vontade para responder.

Como melhorar a satisfação dos funcionários

Para melhorar a satisfação interna é necessário investir em uma gestão de pessoas estratégica, focada em melhorias contínuas para os funcionários. Veja algumas dicas que podem funcionar em sua companhia:

  • inclua benefícios que vão além dos obrigatórios (FGTS, férias, etc.), como o transporte dos funcionários, plano de saúde e outros;
  • recompense as pessoas pelos resultados apresentados. Você pode usar viagens de incentivo ou premiações em bens, por exemplo;
  • invista no clima organizacional, tornando a empresa um bom lugar para trabalhar. Para isso, adote horários mais flexíveis, melhore a diálogo interno e a liderança;
  • estimule a criatividade por meio de reuniões de brainstorming, caixa de sugestões e outros momentos agradáveis e descontraídos;
  • elabore metas que sejam claras, realistas e relevantes para o crescimento da companhia. Isso vai alinhar e engajar os funcionários rumo aos objetivos.

Todas essas dicas podem ser aplicadas dentro da empresa para otimizar o contentamento dos colaboradores. Os resultados poderão ser vistos em todas as áreas e níveis da organização.

Agora que já sabe como medir e melhorar o índice de satisfação dos funcionários, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *