Florianópolis e seus Encantos

Conheça 10 pontos turísticos de Florianópolis

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em dezembro 13, 2016
Conheça 10 pontos turísticos de Florianópolis
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Florianópolis é um dos destinos que mais recebem turistas do Brasil e do exterior. A procura faz todo sentido, afinal, a ilha da magia — como é carinhosamente chamada — é cheia de encantos e tem atrações que agradam a todos.

Desde quem curte surfar, passando por aqueles que amam um mar calminho, até quem adora uma badalação de primeira. Enfim, a capital de Santa Catarina é linda, tem lugares paradisíacos, muita beleza natural e alegria.

A seguir, apresentamos os pontos turísticos de Florianópolis que devem fazer parte da sua viagem. Confira!

1. Lagoa da Conceição ― para descansar e relaxar

A Lagoa da Conceição é uma opção de passeio indicado para famílias. Localizada no Centro de Florianópolis, não tem boas condições para aproveitar a água. Porém, sentar-se na grama para tomar sol, brincar com a criançada, relaxar ou aproveitar a bela vista é a melhor pedida.

Fora isso, dá para fazer passeio de pedalinho ou caiaque. Para quem gosta de esportes, a dica é aproveitar o calçadão para caminhar ou andar de bike.

2. Ilha do Campeche ― paraíso em Florianópolis

A ilha é um dos locais mais paradisíacos de Floripa. Com águas azuis e cristalinas e mata conservada, é um dos pontos turísticos que todo visitante deve conhecer. Para chegar até o Campeche é preciso pegar um barco que sai da praia da Armação.

Uma vez na ilha, dá para se banhar nas águas cristalinas, porém geladinhas, fazer uma trilha com os guias do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), conhecer lugares menos explorados, almoçar ou comer alguns petiscos em um dos dois restaurantes locais. E, claro, sentar nas areias claras e admirar a bela paisagem.

[rock-convert-cta id=”1201″]

3. Jurerê ― muita badalação e agito

Esse é o passeio para quem gosta de festas, agito e paquera. Jurerê é a praia que reúne as melhores baladas e clubes de Florianópolis. Com excelente estrutura e mar com ondas fracas, durante o dia a dica é aproveitar o mar e os drinks, além de curtir a música dos clubes beira-mar.

Já à noite, é hora de aproveitar uma das muitas festas que atraem grande público jovem. Outro destaque da praia é a área chamada de Jurerê Internacional. Com construções exuberantes, lembram a arquitetura americana, com suas casas altas e sem portões ou muros na frente. Passear por essa área é como se estivesse nos Estados Unidos. Vale conferir, não é mesmo?

4. Joaquina ― praia para todos os gostos

Se tem uma praia em Florianópolis que agrada a todos os públicos é Joaquina. De um lado, os surfistas podem pegar suas ondas. Já do outro, as famílias podem curtir com crianças um mar calmo, porém ambos aproveitam águas cristalinas e em tons de verde.

Os visitantes contam com boa estrutura de restaurantes e bares pertinho do mar, e a dica é provar a deliciosa sequência de camarões, que é uma tradição de Florianópolis. Para completar o passeio com um pouco de emoção, pratique a descida de “esquibunda” nas dunas de Joaquina.

5. Praça XV de Novembro ― refúgio nos dias quentes

A praça que fica em frente à Catedral Metropolitana de Santa Catarina é conhecida por ser um refúgio nos dias mais quentes. Além das tradicionais árvores que compõem uma praça, nesta há uma que é ponto turístico: a figueira gigantesca e centenária que está bem no centro.

Os visitantes ficam intrigados e admirados com o tamanho e beleza da árvore e, claro, tiram muitas fotos. Vale a pena conhecer e também aproveitar para descansar embaixo da deliciosa sombra que a figueira faz!

6. Ribeirão da Ilha ― um convite à calmaria

Aqui você encontrará a tranquilidade em um passeio por uma típica vila de pescadores. Assim, o Ribeirão da Ilha mantém a calmaria em meio a um clima cheio de referências portuguesas, por conta da colonização açoriana de Florianópolis.

Aproveite para caminhar pelas ruas de casas típicas, e não deixe de se deliciar nos restaurantes do bairro, com culinária predominantemente à base de frutos do mar. Especialmente as famosíssimas ostras, que podem ser saboreadas de diversas formas, seja in natura ou grelhadas e com diferentes temperos.

Opções não faltam para todos os paladares!

7. Morro da Lagoa ― para um visual deslumbrante

Se há uma vista que, certamente, vai ficar marcada na sua memória é a do topo do Morro da Lagoa.

O mirante que fica lá ostenta uma vista privilegiada para boa parte do Leste e Norte da Ilha. Lá de cima é possível ver toda a geografia do lugar, além do visual incrível da Lagoa da Conceição, que fica ao pé do morro.

Aproveite para tirar aquela foto de recordação do passeio a Florianópolis, pois este é um dos cartões-postais mais exuberantes da Ilha da Magia!

8. Projeto Tamar Florianópolis ― para a conscientização ambiental

Em um lugar tão preocupado com a preservação ambiental, nada mais natural do que cuidar dos animais nativos da região ou que passam por ali e precisam de uma forcinha para se recuperar e seguir viagem.

O projeto Tamar — que fica na Barra da Lagoa, cerca de 25 quilômetros distante do Centro da Capital — atua justamente fazendo esse trabalho. Ajudando as tartarugas marinhas do local, também realiza pesquisas e auxilia no tratamento dos animais.

Aberto para visitação, o lugar promove fortemente a conscientização e educação ambiental em relação à rica fauna marinha, em especial às tartarugas.

Aproveite para saber mais sobre diversas espécies que ficam nos tanques de observação e participe das visitas guiadas que ocorrem todos os dias, pela manhã e à tarde, no próprio local. Há infraestrutura completa, além de um museu, exposições e espaço infantil.

9. Fortaleza de São José da Ponta Grossa ― ponto histórico da Ilha

Antes utilizadas para defender a Ilha de Santa Catarina, hoje as fortalezas são locais de visitação carregadas de história.

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, juntamente à de Anhatomirim e de Santo Antonio, foram construídas no século 18 para controlar as embarcações que chegavam ao mar catarinense. Atualmente, são pontos de visitação com um visual incrível!

A de São José, por exemplo, tem uma vista privilegiadíssima para a Baía Norte, além de ser um ótimo passeio para observar a arquitetura local, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938. Restaurada em 1992, a fortaleza fica na Praia do Forte, ao norte da Ilha.

10. Mercado Público ― perfeito para um bom descanso

Recentemente revitalizado, o tradicional Mercado Público de Florianópolis é um verdadeiro convite a uma tarde ou noite regada a boa música, bebidas e comidas típicas no coração da Capital.

Ponto de encontro de diversas tribos, o Mercado oferece farta gastronomia em meio a dezenas de restaurantes. Seu vão central está sempre tomado por turistas e moradores, que desfrutam do espaço em meio a mesas e cadeiras. É só chegar e escolher o prato do dia!

Além da parte gastronômica, não deixe de passear entre as peças de artesanato da ala oposta, que conta ainda com as tradicionais peixarias da Ilha.

E aí, ficou com vontade de conhecer os pontos turísticos de Florianópolis? Então embarque nessa viagem que é diversão garantida para toda a família e amigos! E aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube) e acompanhar mais dicas de viagens!

[rock-convert-cta id=”1228″]

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Conheça 10 pontos turísticos de Florianópolis”

Erika

Floripa tem lindas praias, muitos pontos turísticos e eventos que agradam a todos. Todos os anos passamos pelo menos 10 dias lá!!!