Descubra Santa Catarina

Conheça as principais cervejarias de Blumenau

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em maio 14, 2018
Conheça as principais cervejarias de Blumenau
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O sucesso das cervejas artesanais no Brasil motiva o surgimento de mais e mais cervejarias, muitas delas começando como experimentos dos apaixonados pelo malte. Para muita gente, no entanto, o bacana não é fabricar a cerveja, mas conhecer os diferentes sabores, estilos e novidades das cervejarias alternativas, com características únicas, particulares. Diante disso, um novo modelo de turismo está aparecendo: o turismo cervejeiro.

Um dos principais destinos para esse tipo de turismo no Brasil são as cervejarias de Blumenau e arredores, em Santa Catarina. O roteiro é um passeio fascinante para os apreciadores da fabricação artesanal de cervejas. Quer conhecer mais sobre esse destino turístico? Então confira o restante do artigo!

A tradição das cervejarias de Blumenau

A região é pioneira porque traz até hoje as tradições da colônia alemã, em que a cerveja é um aspecto cultural fortíssimo. As cervejarias de Blumenau se orgulham em preservar a Lei da Pureza da Bavária, uma norma centenária que regula a produção de cervejas na Alemanha, que dita que a cerveja não deve levar em sua composição nada além dos quatro ingredientes fundamentais: malte, lúpulo, levedura (fermento) e água.

A seguir, selecionamos algumas cervejarias incríveis que você precisa conhecer:

Bierland

Figurinha marcada entre as cervejas artesanais brasileiras, a Bierland é uma cerveja originária de Blumenau fundada em 2003, que carrega no nome a tradição e o orgulho de fazer parte dessa cidade.

A Bierland produz hoje cerca de dez rótulos, sem contar as edições limitadas, que incluem os estilos europeus tradicionais de cervejas claras e escuras, como lager, bock, weiss, com influências alemãs, belgas e também inglesas. A qualidade das suas cervejas é atestada pelos prêmios nacionais e internacionais recebidos ao longo dos anos.

Wunder Bier

Com um belo bar construído à moda das casinhas tradicionais germânicas, a Wunder Bier é um destino que não pode faltar no roteiro cervejeiro em Blumenau. O ambiente é bonito e agradável, além de ter um ótimo cardápio de comida alemã e, é claro, saborosas cervejas fresquinhas.

A produção da Wunder Bier é responsabilidade do mestre cervejeiro Fábio Steinbach, e é especializada nas cervejas lager, claras, vermelhas e escuras. O catálogo inclui ainda a peculiar Wien Bier, a qual são adicionados um pouco de vinho tinto e suco integral de uva, para dar um sabor especial e surpreendente.

Schornstein

A cervejaria Schornstein, de Pomerode, se destaca pelo belo visual dos rótulos das garrafas, por seu logo icônico e pela arquitetura das instalações, localizadas no prédio histórico do antigo mercado Weege. Não apenas isso, a alta qualidade das cervejas e o preço justo fazem com que seja bem-sucedida não só em Santa Catarina, mas em outras regiões do Brasil.

Seu catálogo mistura estilos tradicionais e modernos como a wit, cerveja de trigo aromática; imperial stout, cerveja muito escura com alto teor alcoólico; e IPA, hoje um dos mais populares devido à alta concentração de lúpulo, que proporciona um amargor pronunciado e uma maior riqueza de aromas. A Schornstein IPA é uma das mais pedidas nos bares de cervejas artesanais de São Paulo.

A rota cervejeira de Blumenau e região ainda tem muitas outras opções de cervejarias e bares especializados na produção local e artesanal. Cada um oferece diferentes estilos e sabores, de acordo com a mão e a técnica do mestre cervejeiro. Vale a pena conhecer também a Zehn Bier, a Königs Bier, a Saint Bier e a Eisenbahn, que cresceu após ser adquirida pela Heineken e hoje divulga os estilos cervejeiros por todo o Brasil.

Sem sombra de dúvidas, as cervejarias de Blumenau estão entre os destinos preferidos no Brasil para os amantes da cevada. Quando for programar as próximas férias, consulte uma agência de viagens para fazer um tour cervejeiro.

Se você gostou dessas dicas de turismo em Santa Catarina, aproveite e confira nosso artigo com outros destinos turísticos no estado.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *