Descubra 3 esportes para praticar na chuva!

descubra-3-esportes-para-praticar-na-chuva.jpeg
Escrito por Jonatham Figueroa

Praticar uma atividade esportiva, além de ser bom para a saúde, é também um ótimo hobby. Mas e o que fazer em dia de chuva? Como não deixar que o tempo feio atrapalhe o seu treino?

Bem, a questão é que você não precisa pensar no clima chuvoso como um obstáculo. Pelo contrário: mesmo em dias menos ensolarados, os exercícios não precisam ficar de lado. 

A seguir, inspire-se e veja como é possível aproveitar também o clima fechado conhecendo 3 esportes para praticar na chuva. Vamos nessa!

1. Corrida

Correr é uma das melhores atividades para se fazer ao ar livre, e, com certeza, a chuva não impede em nada a prática desse esporte. Sem a presença do sol, a corrida pode até ser menos desgastante, já que o calor será menos intenso. Então, nada de reclamar daquele dia de chuva nas férias na praia: sair para esticar as pernas pode ser uma ótima pedida.

Para que a condução do exercício seja boa, o uso de tênis com solado firme e emborrachado é essencial, uma segurança para evitar escorregões. Além disso, uma boa jaqueta impermeável e uma cobertura para a cabeça evitam que o corpo fique muito molhado.

Na hora de escolher o trajeto, dê preferência para terrenos menos acidentados. Desse modo, você se previne de possíveis imprevistos, como passar sobre poças de água parada e, principalmente, buracos e pisos desnivelados, que podem provocar acidentes em seu percurso. 

2. Surfe

Geralmente, quando pensamos em surfistas, lembramos de gente muito animada com pranchas a postos em frente a um mar brilhante de raios de sol. Mas se você estiver na praia e ver o tempo fechar, não fique triste: saiba que o surfe também é uma das alternativas legais de esportes para praticar na chuva. 

No entanto, é necessário ter cuidado. Um dia mais nublado ou com chuva leve, sem céu muito encoberto, são situações em que a prática pode ser feita sem preocupação. Porém, quando há sinais de temporal, como vento forte, relâmpagos e trovões, a postura correta é sair da água. Permanecer no mar com esse tipo de clima é muito perigoso, pois o risco de acidentes por choque elétrico é grande.  

Dito isso, surfar na chuva tem boas vantagens. O mar pode estar mais propício a ondas, devido a maior presença de correntes de ar. Além disso, o tempo chuvoso tende a afastar banhistas, deixando mais espaço livre para os surfistas.

3. Pedalada

Se a intenção é só se deslocar de um lugar ao outro, como da casa para o trabalho, a chuva pode ser um obstáculo chatinho para quem se locomove de bicicleta. Mas, quando o foco é na atividade física, a conversa é outra: um dia chuvoso não impede em nada a hora de pedalar.

Uma dica para não se preocupar com a atividade e se concentrar mais no exercício é dar preferência por circular em ciclovias, em pistas de parques e até mesmo na orla da praia, se estiver viajando pelo litoral. Com a chuva, a tendência é que o tráfego aumente, uma situação que pode oferecer perigo aos ciclistas. Além disso, ao fugir do trânsito, você evita obstáculos, como ruas alagadas e trechos esburacados. 

Não se esqueça também de usar um bom equipamento — roupas e calçados confortáveis, capacete e protetores para as articulações — para garantir a sua segurança.  

Seja qual for a atividade que você escolher, aqueça bem o corpo antes do exercício e alongue-se para encerrar. E, depois da prática, é importante trocar as roupas molhadas e secar o corpo: assim, você evita uma queda brusca de temperatura, que pode causar resfriados. 

Se você gostou de conhecer alguns esportes para praticar na chuva, vai também curtir saber de opções para dias chuvosos em uma próxima viagem. Leia o nosso post “O que fazer em Florianópolis com chuva” e veja como o tempo fechado também pode ser uma oportunidade interessante para passeios!

Sobre o autor

Jonatham Figueroa

Deixe um comentário