Destinos em Santa Catarina: visitando Balneário Camboriú

visitando Balneário Camboriú

O sul do Brasil é um lugar que guarda belezas naturais e atrações turísticas muito interessantes e que podem tornar o seu passeio uma experiência inesquecível. Quem busca conhecer os destinos em Santa Catarina pode se deslumbrar com a cidade de Balneário Camboriú.

Cercada de belezas naturais e glamour, por conta dos prédios poderosíssimos construídos à beira-mar — que lembram muito a orla de Miami —, a cidade fica, aproximadamente, a 80 km da capital do Estado, Florianópolis, e está recheada de atrativos para todos os gostos e bolsos.

O lugar oferece paisagens encantadoras e muita diversão, tanto para você que viaja com amigos quanto para aqueles que viajam com a família.

Ficou na dúvida do que pode fazer na região? Então conheça a seguir algumas opções para aproveitar ao máximo a estadia em Balneário Camboriú!

1. Passeie pelo Complexo Cristo Luz

Com 20 anos de existência, o Cristo Luz é um monumento bem famoso e tradicional de Balneário Camboriú. A estátua possui 33 metros de altura e está situada na região mais alta da cidade.

Nesse lugar, é possível, além de conhecer o monumento, visitar um presépio permanente instalado no local. Há, ainda, dois mirantes ao seu redor e um espaço onde se realizam atrações culturais da região.

Um detalhe interessante para o passeio no Complexo Cristo Luz pode ser visto durante a noite. As luzes do Cristo se acendem diariamente — de dezembro a março, a partir das 20h e de abril a novembro, a partir das 19h. É um espetáculo à parte para ser visto e apreciado junto aos familiares e amigos. Para cada dia da semana existe uma cor predominante com uma representação simbólica:

Domingo – Branco – Paz e Fé

Segunda-Feira – Amarelo – Paz e Energia 

Terça-Feira – Verde – Paz e Natureza

Quarta- Feira – Azul – Paz e Saúde 

Quinta-Feira – Lilás – Paz e Reflexão 

Sexta-Feira – Vermelho – Paz e Amor

Sábado – Rosa – Paz e Felicidade

2. Aposte em um passeio de bicicleta

As paisagens de Balneário Camboriú são estonteantes por natureza e também por causa dela, que se integra perfeitamente em meio às construções urbanas, criando um charme todo especial para a cidade.

Uma maneira de contemplar todo o esplendor natural é fazer um passeio de bicicleta. Além da Avenida Atlântica, que percorre toda a orla central da praia, existe agora uma ciclofaixa na Avenida Brasil, que é paralela à Avenida Atlântica e uma das mais movimentadas de Balneário Camboriú, cheia de lojas e restaurantes.

A ciclofaixa começa na Rua 1901, onde os ciclistas saem da Avenida Atlântica e entram na Avenida Brasil por um espaço da rua destinado a eles. O fluxo de bicicletas segue até a Rua 1001 pela Avenida Brasil, quando é desviado para a Avenida Atlântica e volta para a via na Rua 2300. A partir daí, a ciclofaixa segue até a Rua 3.700.

Mas calma, você não precisa comprar uma ou levar a sua própria bicicleta e equipamentos de segurança, pois a cidade já oferece várias opções para a locação de bikes. Especificamente, na Rua 1200 é possível alugar uma gastando bem pouco.

3. Desfrute as praias de Balneário Camboriú

Essa cidade é um lugar ideal para quem gosta de curtir uma praia. São ao menos dez no entorno da zona urbana com várias opções de lazer. Uma das mais famosas é a Praia de Laranjeiras.

Essa é uma praia ideal para relaxar, pois tem águas calmas e uma boa estrutura de quiosques e restaurantes, perfeita para as refeições nos intervalos dos mergulhos no mar. Vale a pena a visita!

Para quem gosta de badalação, a Praia do Estaleirinho é uma ótima opção. É uma praia com areia grossa, água clara e muitas ondas. Na orla ficam várias casas e beach club, onde as festas são frequentes, começam cedo e entram noite adentro. Essa é uma das praias mais badaladas de Balneário, portanto, é recorrente a presença de muitos jovens e gente bonita circulando por lá.

4. Visite o Parque Unipraias

Essa é uma dica para quem curte o turismo sustentável, que está cada vez mais em alta. O Parque Unipraias é um parque natural cercado de diversão, com 47 bondinhos aéreos interligando três estações entre o lado sul da orla de Balneário Camboriú, subindo até o Morro da Aguada e descendo até a praia de Laranjeiras, sendo o único do mundo a ligar duas praias com privilegiada vista da Mata Atlântica e do mar em todo o trajeto.

Um dos pontos de parada dos bondinhos é a Estação Mata Atlântica, a 240 metros de altitude, onde encontram-se quiosques, loja de souvenirs, o Auditório Ângelo Bogo e o Parque Ambiental, com 500 metros de passarelas em meio à mata, sinalizadas por placas indicativas sobre a fauna e a flora nativa da região.

Ao longo do caminho, dois mirantes recarregam as energias com um visual estonteante. O primeiro tem como foco toda orla da belíssima praia Central de Balneário Camboriú. Já no segundo, o Oceano Atlântico e a Praia de Laranjeiras predominam aos olhos dos visitantes.

Mais duas paradas são obrigatórias: a Casa do Chocolate — famosa por abrigar o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel nas datas comemorativas — e o Oratório, que guarda a estátua de bronze de Santo Antônio da Aguada, abençoada em 1999, durante missa solene na Basílica de Santo Antônio de Padova (Itália).

Há outras atrações como o Youhooo, um brinquedo que traz ao usuário a sensação de estar num trenó de montanha. Ao todo, são aproximadamente 710 metros de trajeto pelo parque. É possível encontrar também o ZipRider, que, para quem curte fortes emoções, garante uma descida alucinante em meio à Mata Atlântica. É nova experiência de viagens pelo céu!

Você pode visitar também a Fantástica Floresta, um reduto em meio à Mata Atlântica em que o encantamento começa na bilheteria, esculpida dentro de uma árvore gigantesca. Lá é possível encontrar a Vila dos Duendes, vilarejos encantados e pontes e poço dos desejos. Perfeitos para incentivar o lado lúdico das crianças.

5. Passeio com o Barco Pirata

É uma ótima opção para se divertir com a família, e as crianças adoram a aventura, pois acontece uma encenação dentro do barco com piratas, o que garante muita diversão.

O Barco Pìrata parte da Barra Sul, em frente ao Parque Unipraias, e a duração do passeio varia dependendo da escolha do roteiro. A partir do mar, a vista para a praia faz o visitante entender por que Balneário Camboriú é conhecida internacionalmente como a “Maravilha do Atlântico Sul”. É uma vista belíssima da natureza!

6. Centro de Convenções de Balneário Camboriú

Uma novidade, que em breve vai ser inaugurada, para quem quer ir a Balneário Camboriú é visitar o novo Centro de Eventos da cidade. Um espaço amplo e organizado que reúne praças, alamedas e um acesso ao Complexo Ambiental Cyro Gevaerd — Zoológico de Balneário Camboriú.

Além de se encantar pela arquitetura exuberante do lugar, você pode passear ao longo dos três pavilhões de exposição.

7. Tedesco Marina Garden Plaza

Por conta do charme de Balneário Camboriú, a cidade atraiu muitos empresários que viram o potencial turístico da região para o lazer. Com o objetivo de suprir a demanda de embarcações que tomaram conta do local, foi criada em 2006 a marina Tedesco Marina Garden Plaza, que fica na Barra Sul.

Vale um passeio para ver uma infinidade de barcos e lanchas de diferentes modelos. Além disso, há uma loja de conveniência com produtos náuticos e souvenirs, perfeita para levar uma lembrança da cidade!

8. Visite o Beto Carrero World

Imagine um mundo de fantasia e cercado dos personagens mais queridos das crianças. Assim é o parque Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina, que fica localizado na cidade de Penha, a 36 quilômetros de distância de Balneário Camboriú, no sentido norte.

Prepare-se para um dia inteirinho de muita diversão, pois o parque oferece opções para todos os gostos. Há brinquedos para todas as idades e espetáculos acontecem a todo momento, como nos parques da Disney.

Além disso, há dezenas de outras atrações, como o zoológico do local, passeios de trenzinhos que percorrem o parque e, para os adultos — e mais radicais —, existem diversas opções de entretenimento, como a Big Tower, a maior torre de queda livre do Brasil, e a conhecidíssima Fire Whip, uma montanha-russa que, como o próprio nome já diz (do inglês “chicote de fogo”), é uma aventura tão rápida quanto uma laçada de chicote.

A emoção se dá por conta da velocidade e pelo fato de ser “invertida”, o que significa que os pés ficam livres durante o passeio, sem apoio do carrinho. Divertido, não é mesmo?

Se quiser conhecer e participar de tudo o que o parque tem para oferecer, programe mais de um dia para visitá-lo, pois são inúmeras atrações e acaba sendo uma tarefa difícil visitar todas, já que o parque registra movimento intenso durante todo o ano (principalmente no verão e nos feriados), o que pode ocasionar um pouco de filas para os brinquedos, principalmente nos mais famosos.

Informe-se nas agências de turismo e nos próprios hotéis, pois muitos realizam o translado a partir de Balneário Camboriú, o que evita a preocupação com trânsito e estacionamento.

Estas foram algumas dicas para se divertir em Balneário Camboriú, um dos mais interessantes destinos em Santa Catarina. Para visitar essa cidade, por vezes torna-se custoso ir de carro ou por conta própria. Que tal contratar um serviço especializado?

Belatur Turismo e Receptivo é uma empresa com anos de tradição em transporte de pessoas, transfers, excursões e viagens e tem a vantagem de estar localizada em Balneário Camboriú e Florianópolis próximo ao Aeroporto Hercílio Luz.

Gostou das dicas? E que tal saber mais sobre o turismo sustentável? Leia nosso post e fique por dentro do assunto!

1 Comentário

Deixe um comentário