O que é turismo receptivo e como organizá-lo?

o-que-e-turismo-receptivo-e-como-organizalo.jpeg

São poucas as pessoas que não gostam de viajar, independente de quais sejam os objetivos.

A facilidade para isso é cada vez maior, com muitas fontes de informações, a internet facilitando na reserva de passagens e hospedagens, além de sites com avaliações pessoais de outros viajantes a respeito de atrações turísticas, hotéis e restaurantes, que se tornam referências para quem busca os próprios serviços que deseja utilizar em uma viagem.

Apesar de a maioria dos viajantes estar familiarizada com essas informações todas, muitos não sabem o que é turismo receptivo, embora muito provavelmente já tenham usufruído ou presenciado um desses serviços.

O que é turismo receptivo, afinal?

O turismo receptivo é o serviço que acontece no lugar onde você está visitando. A agência é local, e você é atendido por pessoas que moram no seu destino de viagem, portanto sabem com propriedade sobre o funcionamento de tudo, sobre o clima e todas as dificuldades que você poderá enfrentar em cada passeio na sua viagem, e o trabalho delas será justamente tornar tudo funcional e confortável.

São funcionários que conhecem as distâncias e tempo necessários gastos em cada atrativo e darão dicas preciosas, além de terem serviços de compra de ingressos antecipados, otimizando o tempo do turista e o livrando de filas demoradas.

Os guias de turismo orientam sobre o que visitar de acordo com o gosto do turista, além de sugerir atrações e opções que talvez tenham passado despercebidas. Indicarão bons restaurantes, locais para compras, além de estarem a postos para imprevistos como um atraso no seu voo, problema com reserva de hotel ou qualquer eventualidade. Ou seja, esse profissional será uma pessoa amiga que estará presente no lugar onde você vai passar aquele tempo em viagem.

Quem oferece os serviços de turismo receptivo?

Agências de turismo receptivo trabalham para tornar uma viagem mais proveitosa e agradável para o turista, e são diversos os tipos de serviço que oferecem, como o envio de pessoas que vão apanhar os clientes no aeroporto com os nomes na plaquinha para levá-los ao hotel, transporte diferenciado para ocasiões variadas, espaço reservado nos hotéis para a reserva de passeios turísticos locais. Todos esses são exemplos de serviços de turismo receptivo.

Caso você prefira a comodidade de comprar a sua viagem completa em uma agência, com todos os passeios e traslados incluídos no pacote, agências de turismo receptivo serão suas parceiras no local de destino.

Quem prefere planejar a viagem por conta própria, reservando separadamente as passagens e o hotel sem a ajuda de agência, também pode contratar serviços individuais e especializados de turismo receptivo diretamente com essas empresas. O mesmo vale para quem deseja acrescentar à sua viagem passeios que não estão incluídos no seu pacote de origem.

Quais os benefícios em reservar um serviço de turismo receptivo?

São muitas as vantagens de se contratar alguns serviços, ou até mesmo uma viagem inteira com uma agência de turismo receptivo. Dentre elas, podemos citar:

  • usufruir do conhecimento de pessoas que moram em seu destino e realmente sabem do que estão falando;
  • conseguir um roteiro minunciosamente planejado sem perder tempo fazendo isso por conta própria;
  • evitar filas;
  • ter mais segurança, já que os profissionais alertarão sobre qualquer risco, evitando que o turista entre numa fria;
  • desfrutar de comodidade e conforto, com veículos preparados com ar-condicionado para seu traslado;
  • conseguir informações sempre que necessário.

Agora que você já sabe o que é turismo receptivo, não deixe de considerar esse serviço em sua próxima viagem. E se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e compartilhe-a conosco!

reserva online

Deixe um comentário