O que fazer em Florianópolis com chuva?

florianópolis com chuva

Imagine você acordar pronto para um dia de sol e mar, mas descobrir que está a maior chuva lá fora. Se isso acontecer, não se desanime. Florianópolis é uma cidade incrível em qualquer tempo e em qualquer época do ano.

De passeios descolados a aventuras gastronômicas, a cidade oferece diversão e curiosidades para além da beira da praia. Por isso, se anime e leia as dicas que reunimos sobre o que fazer em Florianópolis com chuva. O seu dia promete!

Conheça um pouco da história de Florianópolis

No centro, você encontra várias atrações que contam a história da cidade. O Mercado Público, principal marco do Centro Histórico, foi construído em 1898 e tem 140 boxes com roupas, alimentos e artesanato. Além de bares e restaurantes que atraem um público alegre e informal.

Perto dali, você pode conferir o interior da Catedral Metropolitana que é decorado por belos vitrais. Ao longo dos séculos, a pequena capela deu lugar à construção tal como é hoje.

Para quem gosta de arqueologia, o Museu do Homem do Sambaqui é um achado. O museu fica dentro do Colégio Catarinense e guarda peças de até 4 mil anos atrás.

Explore o centro revitalizado

Nos últimos anos, o centro da cidade vem sendo revitalizado por jovens empreendedores, concedendo novas opções de programação à região.

A FAF, Feira de Arte de Florianópolis, acontece aos sábados no Teatro da Armação. O evento acontece há dois anos, transformando a feira em um ponto de encontro entre artistas e público.

Um pouco mais afastada fica a Fundação Cultural Badesc, um centro cultural movimentado por exposições, shows e sessões de cinema. O Chef Português, a cafeteria da Fundação, serve cafés, doces e comidas portuguesas.

Garimpe feiras e lojinhas de artesanato pela cidade

Os shoppings são as opções mais óbvias em dias de chuva. Por isso mesmo ficam lotados, com risco de congestionamentos na hora de entrar ou sair do estacionamento. As feiras e lojinhas de artesanato espalhadas pela cidade são ótimas alternativas para passear e fazer compras mais tranquilas.

A Casa da Alfândega abriga a maior feira de artesanato regional da cidade. A feira conta com peças de cerâmica, palha, conchas e madeira, além das tradicionais rendas de bilro e crivo.

No Casarão da Lagoa, funciona o Centro de Referência da Renda de Bilro, com uma exposição permanente, oficinas e uma loja com produtos de renda.

No bairro Santo Antônio de Lisboa você encontra várias opções que reúnem trabalhos de artesãos locais. Entre uma visita e outra, vale a pena passar pelos charmosos restaurantes do bairro.

Faça um passeio gastronômico em Ribeirão da Ilha

Com um bom meio de transporte, você pode fazer um tour gastronômico em Ribeirão da Ilha. A vila de pescadores fica a 26 km do centro e preserva características da colonização açoriana. Nos últimos anos, se tornou área de lazer e ficou famosa por criar e servir as melhores ostras da ilha.

Libere energia com atividades indoor

Se está cheio de energia e acha que a chuva não é desculpa para não se movimentar, escolha uma das opções de esporte indoor da cidade. Em Florianópolis, você encontra desde uma academia de escalada com cervejaria artesanal, comida orgânica e música animada até quadras de futebol e squash com acesso à lanchonete, WiFi e churrasqueira. Se a preferência for por algo mais espiritual, a ilha conta com diversas opções para a prática de yoga e meditação.

O mar é o grande atrativo de Florianópolis, mas não é o seu único encanto. Passeios em uma Florianópolis com chuva podem ser uma parte divertida da viagem. Você terá a oportunidade de conhecer um lado diferente da cidade, mais curioso e vibrante. Faça as malas sem medo e se prepare para dias animados na Ilha da Magia.

Adquira conhecimento com o projeto lontras

Uma excelente opção de passeio é visitar o projeto lontras. Ele fica localizado na Rua Euclides João Alves — Lagoa do Peri. Ali, encontra-se o Centro de pesquisas e conservação do Instituto Ekko.

Criada em 1986, essa fundação tem como objetivo conservar, recuperar e ampliar o conhecimento sobre a lontra e os outros membros de sua família, como a Irara e o Guaxinim. Os visitantes têm a oportunidade de percorrer uma trilha ecológica que passa em frente aos animais.

Em especial, as crianças ficarão encantadas com esses simpáticos bichinhos. Para tornar o passeio ainda mais interessante, o instituto oferece atividades que ensinam e educam as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. Não acha um programa muito divertido e interessante para ser feito sozinho ou em família nos dias chuvosos?

Descubra a natureza no projeto Tamar

O projeto Tamar é bem conhecido em todo o Brasil, pois há postos espalhados por toda a costa do país. Porém, Florianópolis foi contemplada com um local de visitação, onde é possível conhecer de perto as tartarugas marinhas brasileiras em vários estágios de vida.

Esse centro de pesquisa fica localizado na Barra da Lagoa e, ao visitá-lo, passamos a entender melhor o valor desses animais para o ecossistema. Além disso, o projeto espalha conhecimentos ecológicos para os visitantes.

É oferecida uma programação diária para as pessoas que desejam conhecer as tartarugas. A visita é guiada por monitores, que levam os grupos aos diferentes tanques que abrigam as várias espécies e explicam, de forma didática e fácil, sobre a vida desse amistoso animal marinho.

Um momento muito aguardado durante o passeio é “a hora do banho”. Essa atividade é mais voltada para o público infantil, que se diverte enquanto ajuda os profissionais do projeto Tamar a dar banho nas tartarugas. Pode ter certeza de que tanto os pequenos quanto os adultos se esquecem da chuva ao visitarem esse incrível lugar.

Mergulhe na cultura dos teatros

Para o público que curte um turismo mais cultural, os teatros de Floripa são excelentes alternativas para os dias de precipitação. Um deles é o Teatro Álvaro de Carvalho. Esse suntuoso prédio foi inaugurado em 1875, ainda na época imperial, e preserva todo o charme e a opulência das salas de espetáculos do período.

Vale a pena visitar esse monumento tombado em 1988 pela Fundação Catarinense de Cultura. Ele tem capacidade de atender a um público de até 400 pessoas e recebe apresentações de várias partes do Brasil — além de muitas outras formas nobres de arte, como as duas telas do artista plástico Martinho de Haro.

Outra opção é conhecer o Teatro da Ubro (União Beneficente Recreativa Operária), que foi reinaugurado em 2001e conta com uma programação mensal bem variada. A pauta de eventos, porém, é definida por agendamento prévio.

Desfrute do café de Santo Antônio de Lisboa

Visitar o bairro Santo Antônio de Lisboa é voltar no tempo. Nesse lugar, a influência da colonização portuguesa foi muito forte — e isso é percebido na arquitetura das casas e nas ruas estreitas, que são marcas da época colonial.

Apesar do forte apelo histórico, o bairro é conhecido mesmo como um centro gastronômico. Ali se encontram bons restaurantes. É um charme no fim de tarde, diante do cenário bucólico desse lugar, escolher um dos maravilhosos locais que servem café e degustar essa deliciosa bebida.

Os estabelecimentos servem os mais variados tipos de café, ao gosto do cliente. Nada melhor do que, em um dia chuvoso, beber um café bem quentinho, não acha?

E aí? Gostou de saber mais sobre o que fazer em Florianópolis em dias chuvosos? Tem alguma outra dica? Então, deixe seu comentário em nosso post!

1 Comentário

Deixe um comentário