Destinos de Santa Catarina: conheça os encantos do sul

Encantos do sul

Esse pequeno vilarejo, localizado em Santa Catarina, é famoso pelas suas praias paradisíacas, com boas ondas, sua tranquilidade e sua beleza. Um lugar como Guarda do Embaú é um ótimo destino para quem deseja fazer uma viagem relaxante.

Com pousadas charmosas e aconchegantes, a cidade oferece bons restaurantes para um jantar agradável depois de um dia relaxante.

Quer saber mais sobre um dos melhores destinos de Santa Catarina? Então continue lendo este post e inclua esse destino em sua próxima viagem!

Quais lugares incluir no roteiro?

Se você é amante da natureza, o estado de Santa Catarina oferece diversas opções para os aventureiros. Lugares como Guarda do Embaú, Cânion do Funil, Ilha do Campeche, Bombinhas e Vale das Águas são os destinos perfeitos. Praias, parques e até trilhas ecológicas esperam por você nesses lugares.

Quais praias de Santa Catarina devo ir?

As praias são o carro-chefe de alguns lugares, e por um bom motivo. Entre todos os destinos de Santa Catarina, a praia da Guarda do Embaú, por exemplo, é o destino perfeito para quem quer conhecer as praias do estado.

Localizada no município de Palhoça, a 50 km de Florianópolis, a vila de pescadores, Guarda do Embaú, possui a praia favorita de quem deseja surfar: é a Prainha, uma praia sossegada e com boas ondas.

A praia de Pedras Altas atrai turistas mais alternativos e interessados na natureza, e é a mais distante de todas.

Quem prefere contar com uma boa infraestrutura, vale conhecer a praia de Pinheira. Já a praia de Cima é conhecida por ter um belíssimo pôr do sol.

Bombinhas, fica a cerca de 74 km de Florianópolis, é conhecida como o paraíso do mergulho. As praias da cidade tem a água transparente, com destaque para as praias de Lagoinha e Sepultura.

A Ilha do Campeche, fica a cerca de 2 km da Praia do Campeche, e também é famosa pelo mergulho em suas praias. Com 11,5 km de praia e grandes ondas, a ilha tem o cenário ideal para os praticantes de surf.

O que fazer além das praias?

Com oito metros de queda de água cristalina que formam uma piscina natural. A Cachoeira do Zanela, a principal cachoeira da Guarda do Embaú tem o seu acesso feito por uma trilha, que dura aproximadamente 40 minutos, e pode ser um empecilho aos visitantes com alguma dificuldade de locomoção.

A Pedra do Urubu, fica em Guarda do Embaú, é um mirante natural, bastante conhecido no vilarejo. A trilha que leva até a Pedra dura meia hora, mas vale a pena, já que lá de cima, a vista é de tirar o fôlego.

Já na Ilha do Campeche, os visitantes podem se aventurar nas três trilhas ecológicas. Duas das trilhas são feitas por uma caminhada para conhecer os principais pontos de visitação da ilha. E a terceira trilha é a subaquática, que deve ser feita na companhia de monitores.

Localizado a cerca de 220 km da capital, o Cânion do Funil fica na cidade de Bom Jardim da Serra. Para quem quer se aventurar até o cânion, a caminha é de nível médio e com uma distância de 7 km.

O Vale das Águas é uma região composta por 11 municípios em Santa Catarina. Como o nome já mostra, a água é o principal atrativo do vale, com as fontes termais, hidrominerais, minerais e sulfurosas. Além disso, as cascatas e a região para o turismo de aventura também são opções para quem quer visitar o Vale das Águas.

Quais parques ecológicos é possível visitar?

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior reserva ecológica de Santa Catarina, e possui trilhas para quem gosta de fazer turismo em meio à natureza.

O parque abre somente de dezembro a março, por isso, caso você queira visitá-lo, programe a sua viagem nesse período.

O parque abrange os municípios de Águas Mornas, Florianópolis, Imaruí, Palhoça, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio e São Martinho.

O Parque Ecológico São Francisco de Assis fica na cidade de Forquilhinha, a uns 214 km da capital do estado. O parque tem cerca de 80 mil km² de área e cinco hectares de Mata Atlântica, onde os visitantes podem praticar esportes e fazer trilhas.

A cachoeira Salto Saudades, que fica em Quilombo, é formada por várias quedas de água, oriundas do Rio Chapecó, e é um dos destaques do parque.

O que devo comer nessa viagem?

Por ser uma cidade litorânea, o ponto alto da culinária da Guarda do Embaú são os frutos do mar. Os diversos encontrados em quase todos os restaurantes da região são feitos com camarão, peixes e ostras.

Entre os preferidos pelos turistas, estão o Porto Tabuleiro, o Bar Evori e o Seacoquille.

Quando for a Santa Catarina não deixe de experimentar pratos típicos da região, como o pinhão, marreco, churrasco e a tainha.

Onde se hospedar?

Não espere encontrar hotéis grandes e luxuosos na Guarda do Embaú. A hospedagem é adequada ao clima aconchegante e sossegado do vilarejo, e você só encontrará pousadas ou casas para temporada, se assim preferir.

O clima nas hospedagens da Guarda é caseiro, o que faz todos os turistas se sentirem em casa. Ideal para entrar no clima de cidade pequena e relaxar.

Entre as melhores pousadas do vilarejo, estão:

  • areias do Embaú;
  • stolz Chales;
  • recanto das Palmeiras;
  • raízes da Guarda;
  • santuário da Madre.

Já para quem vai viajar para o Cânion do Funil tem a possibilidade de se hospedar na cidade de Bom Jardim da Serra.

Por ser uma região serrana e pelo fato da travessia do cânion ser loga, escolha pousadas e hotéis aconchegantes que vão lhe proporcionar mais comodidade para descansar depois de fazer o trekking.

Qual é a melhor época para visitar o destino?

Por se tratar de destinos onde as praias são a maior atração, a melhor época para visitar a Guarda do Embaú, por exemplo, é o verão. Ainda assim, as águas são bem geladas.

Como posso chegar nesses lugares?

Para chegar até a cidade de Palhoça, que fica localizada a 50 km ao sul de Florianópolis e 440 km ao norte de Porto Alegre, você pode optar por viajar de carro, ônibus ou van.

Já para chegar na Ilha do Campeche, os visitantes podem pegar barcos que partem da Barra da Lagoa, Praia da Armação e da Praia do Campeche.

O destino que fica mais afastados de Florianópolis é o Cânion do Funil, caso você esteja planejando fazer a travessia e preferir guardar energia para a caminhada, você pode optar por pegar um transporte que sai da capital e te leve até o ponto mais próximo ao início da trilha.

Outra forma de transporte, muito procurada por visitantes, são os traslados particulares, que são oferecidos por algumas empresas de turismo.

A BelaTur, por exemplo, oferece pacotes de traslado particulares que podem te levar para várias cidades e praias, incluindo a Guarda do Embaú. Esse transporte pode ser feito de acordo com a preferência do cliente, seja de carro, van ou micro-ônibus.

Se você gosta de ter contato com a natureza, admirar belas paisagens e relaxar, inclua a Guarda do Embaú, o Cânio Funil, Ilha do Campeche e o Vale das Águas. Você precisa conhecer esses lugares.

Quer conhecer mais sobre as praias de Santa Catarina? Confira mais sobre a Ilha do Campeche e porque você não pode deixar de ir lá.

Deixe um comentário