Descubra Santa Catarina

Quer conhecer a cidade mais alemã do Brasil? Venha a Pomerode!

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em maio 14, 2018
Quer conhecer a cidade mais alemã do Brasil? Venha a Pomerode!
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando você viajar para Santa Catarina, algumas cidades devem ser visitadas por terem papel importante na história e cultura do estado como um todo. Pomerode está localizada estrategicamente entre Blumenau e Joinville, favorecendo o seu roteiro.

Mas o que fazer em Pomerode? Pensando nessa pergunta, preparamos este post especial com as principais atrações da cidade para que você saiba por onde deve passar e como aproveitar ao máximo cada local.

Então, preste atenção em nossas dicas e aproveite sua estadia em Pomerode!

História de Pomerode

A cidade recebeu esse nome em homenagem à Pomerânia (região histórica situada entre Alemanha e Polônia), de onde veio a maioria dos imigrantes responsáveis pela fundação da colônia alemã e, posteriormente, de Pomerode.

A influência da cultura germânica é observada em todos os cantos da cidade: na culinária, nos costumes, nas festas típicas e, principalmente, na arquitetura, que vai fazer com que você se sinta caminhando por ruas europeias.

Pomerode encanta todos que a conhecem, tem um potencial turístico muito forte e sua importância cultural é indiscutível, pois transborda a essência alemã preservada até hoje pela população local.

Pontos turísticos

Agora, vamos listar algumas atrações da cidade que devem fazer parte do seu roteiro, independentemente da época do ano:

Cervejaria Schornstein

Se você é fã de cerveja artesanal, precisa conhecer a Schornstein, que conserva em toda a sua produção a Lei da Pureza alemã ― documento bávaro de 1516 que diz que a bebida deveria ter apenas três ingredientes: malte, lúpulo e água. Agende sua visita com antecedência e conheça também a loja que vende alguns dos produtos da marca.

Deguste a cerveja no bar Schornstein Kneipe, ao lado da fábrica, com uma chaminé gigante feita de tijolos em homenagem ao nome da cervejaria (schornstein é o termo alemão para “chaminé”).

Rota do Enxaimel

É possível percorrer cerca de 16 Km dentro da cidade com a arquitetura no estilo enxaimel por toda sua volta. É um passeio encantador e mesmo que você não chegue a conhecer toda sua extensão, poderá caminhar por um trecho e apreciar de perto cada detalhe.

O estilo enxaimel é característico da Europa, com telhados curvos que chegam bem perto do chão. Nessa construção, a madeira é encaixada artesanalmente, sem uso de pregos ou parafusos. Os espaços entre as madeiras são preenchidos por tijolos.

Osterbaum

A tradicional árvore de Páscoa já entrou para o Guiness Book como a maior do mundo! Ela fica exposta quase o ano inteiro e é decorada por mais de 80 mil casquinhas de ovos pintadas, fornecidas pelos moradores da cidade.

Zoo Pomerode

O maior zoológico de Santa Catarina é ideal para encantar grupos de crianças. O local abre todos os dias; programe-se apenas quanto à ocorrência de chuvas, que dificultam os passeios ao ar livre.

Vila Encantada

Parque com réplicas de dinossauros, piratas e insetos gigantes. Algumas atrações são interativas e a Vila Encantada fica ao lado do Zoo Pomerode, formando um par de pontos turísticos para conhecer no mesmo dia.

Gostou das nossas dicas sobre Pomerode? Se esse clima da Alemanha é o que você procura, não deixe de ler o nosso texto sobre a Fluss Haus em São Martinho, uma fábrica catarinense de biscoitos que você precisa conhecer!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *