Turismo de aventura: saiba o que fazer em Florianópolis

turismo-de-aventura-saiba-o-que-fazer-em-florianopolis.jpeg
Escrito por Jonatham Figueroa

Se você curte turismo de aventura, então, a Ilha da Magia é o destino certo! Florianópolis é muito procurada para essa modalidade turística, oferecendo diversas opções de esportes radicais aos visitantes.

Pensando nisso, preparamos este post especial sobre o assunto para que você conheça um pouco mais sobre algumas das modalidades encontradas na capital catarinense e comece já a planejar sua próxima viagem para o litoral. Vamos lá!

1. Rapel

O rapel é muito conhecido pelos aventureiros: é a prática de descida de paredões de rochas, cavernas ou cachoeiras. Na hora da atividade, você estará preso por um equipamento de segurança e descerá aos poucos, de acordo com os obstáculos encontrados no caminho.

Na região da grande Florianópolis, o rapel de cachoeiras é bastante praticado, e são vários os pontos de descida. Um local bem conhecido é a Cachoeira da Ressurreição, no município de Águas Mornas, a cerca de uma hora de estrada da capital.

É muito emocionante sentir a força da água durante cada segundo do rapel. No fim do passeio, você ainda poderá tomar um banho no fosso para relaxar e se refrescar.

2. Rafting

É praticado normalmente em grupos, ou seja, você pode convidar os amigos e a família ou se unir a outros turistas no local. O esporte consiste na descida de um rio por meio de um bote com remos que ajudam a orientar parte do caminho — mas, na maioria das vezes, a correnteza é que acaba guiando o percurso.

Distante apenas 32 km do centro de Florianópolis, perto do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, Caldas da Imperatriz oferece um ambiente natural perfeito para a prática do rafting. Prepare o coração e mergulhe nessa aventura!

3. Surf

As praias catarinenses são muito procuradas para a prática do surf. Em Florianópolis, as mais apropriadas são:

  • Norte: Praia Brava, Ingleses e Santinho;
  • Leste: Praia do Moçambique, Praia Mole, Praia da Galheta e Joaquina;
  • Sul: Morro das Pedras, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Naufragados e Campeche.

Todas essas praias possuem ondas entre 2 e 10 pés de altura, o que já é mais do que o suficiente para surfar. Se for a sua primeira vez em cima de uma prancha, conte com alguém mais experiente para aprender. O surf é uma excelente atividade física, unindo a aventura ao ambiente refrescante do mar.

4. Parapente

Modalidade de voo panorâmico que oferece a melhor vista das belas praias de Florianópolis — e o melhor é a sensação de poder voar sobre elas! O parapente é realizado em duplas, um praticante e um instrutor (que garante a segurança durante todo o tempo). É possível fazer essa atividade em praticamente todas as praias de Florianópolis.

A sensação de bem-estar e liberdade será única quando você estiver lá no alto. Aproveite para filmar tudo e curta muito cada momento desse incrível turismo de aventura!

5. Paraquedismo

Consiste em uma queda livre de muitos metros que termina com um voo de paraquedas. Sua adrenalina vai ir nas alturas! É uma experiência incrível, mas somente os mais corajosos conseguem topar o paraquedismo.

A cidade de Imbituba, distante apenas 70 km de Florianópolis e próxima da Praia do Rosa, é o local perfeito para o paraquedismo. A atividade possibilita uma vista deslumbrante de dunas, praias e vegetação.

Os primeiros saltos devem ser feitos em dupla, e o instrutor guiará todo o tempo de queda até a abertura do paraquedas. Apenas paraquedistas experientes podem pular sozinhos. E não se preocupe: diversos equipamentos de segurança são utilizados. O salto pode ser filmado do começo ao fim para você eternizar seu grande momento!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o turismo de aventura em Florianópolis? Ficou com vontade de experimentar algum deles? Então aproveite para conhecer mais sobre as opções e faça suas reservas!

Sobre o autor

Jonatham Figueroa

Deixe um comentário