Descubra Santa Catarina

Blumenau: conheça sua história, cultura e as principais atrações

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em maio 17, 2018
Blumenau: conheça sua história, cultura e as principais atrações
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Blumenau é daquelas cidades que a gente conhece, nunca esquece e sempre fica com desejo de querer voltar. Somente quem já visitou o lugar sabe do que estamos falando. Com uma história superinteressante — que envolve índios, imigrantes europeus e outras figuras marcantes —, a cidade revela não só suas belezas naturais e arquitetônicas, mas também muito conhecimento para os seus turistas.
Não só isso: o local é recheado de várias atrações que encantam não só a alma, como também a visão. Mas conta aí, você já conhece Blumenau?
Não? Não se preocupe! Hoje, o nosso texto aborda justamente um pouco de sua história, cultura e principais formas de se divertir. Vamos conferir?

História de Blumenau: o pequeno pedaço da Europa no Brasil

A história de Blumenau é antiga e, segundo os especialistas, começa antes mesmo da cidade ter sido elevada à colônia — pela Lei nº 86, de 04 de fevereiro de 1880, na época do Brasil Imperial. Nisso, guarda muito em comum com outros lugares do país, a exemplo de João Pessoa, Recife e Salvador, que também passaram por momentos históricos, culturais e econômicos marcantes antes de serem, de fato, reconhecidas como cidades.
O que essas regiões tiveram, principalmente, em comum foi a presença de índios em suas terras antes de serem, por assim dizer, fundadas. No caso de Blumenau em específico, foram os índios Kaingangs, Xoklengs e Botocudos os primeiros a pisarem, de certo modo, em seu solo. Ainda assim, foi somente com a chegada do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e mais 17 imigrantes — em 1850 — que o local passou a ser visto não mais como um lugar sem nome e identidade, mas sim como Blumenau, em referência ao seu fundador.
Primeiro, a área foi estabelecida como colônia de imigrantes alemães e outros povos, como os italianos. No entanto, em razão de seu rápido crescimento, logo se tornou um grande e diferente município, que guarda entre suas vielas a marca do sólido diálogo entre a cultura brasileira e a europeia.
Para quem deseja presenciar isso a olho nu, basta passear pelas ruas da cidade, apreciando os detalhes dessa intensa relação, que pode ser vista em suas casas, praças, teatros, museus e monumentos históricos. Nela, você estará, de certa maneira, em dois mundos que se combinaram entre si para formar um belo e charmoso lugar.

As contribuições dos europeus para a cultura de Blumenau

Estando a cerca de 140 km de distância da capital, Florianópolis, Blumenau é conhecida em todo o Brasil como a cidade que recebeu maior influência germânica no Estado de Santa Catarina. Para confirmar o que estamos dizendo, você não precisa nem se debruçar sobre teorias para entender o seu processo histórico-cultural, basta andar pelas suas encantadoras ruas, como já sugerimos anteriormente.
Você notará as contribuições dos europeus para o lugar, que podem ser vistas em sua culinária, arquitetura e costumes. É comum encontrar, por exemplo, os clubes de caça e de tiro no local, elementos que representam o espírito dos colonizadores. Ao todo, existem cerca de 35 grupos que promovem não só esse tipo de prática, mas também eventos festivos que animam os residentes e os turistas. Tais clubes tiveram e têm até hoje um papel importante na preservação das tradições dos fundadores.
Mas não pense que a influência europeia se esgota aí. Na culinária, podemos encontrar pratos típicos, como o kassler (feito com salsicha, purê, costeleta de porco e chucrute) e o eisben (produzido com joelho de porco, purê e chucrute), além de marreco assado. São pratos saborosos e capazes de nos transportar para outras culturas gastronômicas.
Um outro legado deixado pelos europeus aos residentes de Blumenau foram os sotaques, que são de diversas procedências: italiana, alemã, polonesa e de outras regiões daquele continente. Para se ter uma noção, cerca de 40% da população da cidade são descendentes dos italianos. Daí você tira o porquê da forma de falar.
As casas e suas formas, assim como os seus jardins, também foram construídas ao modus operandi dos europeus. Essa arquitetura, inclusive, é a maior referência histórica e cultural de Blumenau. São ambientes super lindos e charmosos, com diversas janelas, um cercadinho e um jardim nos canteiros.
Quando estiver por lá, aprecie cada detalhe. Você amará! Mas calma aí, ainda vem coisa boa para se viver nesse pequeno pedaço da Europa no Brasil.

Quatro atrações de Blumenau: conheça e saia da cidade com aquele sentimento encantador

Uma vez em Blumenau, a diversão é garantida. Há opções para todos os gostos. A seguir, listamos algumas das principais para que você viva uma experiência incrível nesse lugar lindo e maravilhoso. Vamos lá?

1. Museu Hering

Sabe a Hering, a marca que é conhecida nacionalmente e utilizada por muitas pessoas? Pois é, o Museu Hering trata justamente do desenvolvimento de seus produtos no tempo e no espaço, que começou ali, a partir da família Hering.
Mais do que oferecer a oportunidade de você conhecer a história da empresa, possibilita que você tenha acesso a um encantador complexo que reúne criatividade, persistência e muita história. Você não perderá isso, não é mesmo?

2. Museu da Família Colonial

O ambiente é um espaço histórico, memorial e artístico que reúne mais de 6 mil peças que retratam a vida da família colonial, incluindo o famigerado Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau. A sua mulher, Edith Gaertner, antes de falecer, doou essas peças que, posteriormente, se transformaram em bens históricos materiais de grande valor para a cidade.
O prédio do Museu foi tombado pelo Estado de Santa Catarina no final do século anterior, fortalecendo assim o espaço enquanto bem patrimonial e histórico a ser preservado.

3. Museu de Hábitos e Costumes

Já pensou em estudar a cultura da cidade? Sim? Então este é o momento. Em Blumenau, você pode visitar o Museu de Hábitos e Costumes. Nesse ambiente, é possível ter acesso às maneiras de viver e existir da população do lugar desde o século XIX até os nossos dias. É um verdadeiro banho de conhecimento para quem deseja saber um pouco mais sobre aquele povo fascinante e acolhedor.

4. Vale Europeu

Se você gosta de lugares tranquilos e cheios de belezas naturais, o Vale Europeu é ideal. Localizado no Vale do Itajaí, o local oferece uma ampla opção de atrações que envolve restaurantes, arquitetura típica que retrata os colonizadores, morros, cachoeiras, trilhas ecológicas e muito mais.
É, sem dúvida alguma, o lugar mais lindo da região! Por favor, quando visitar a cidade, não deixe de incluí-lo em seu roteiro, pois você poderá se arrepender. Estamos avisando, certo?
E então, gostou deste texto? Esperamos que sim. Afinal, ele foi feito com o maior carinho para ajudar você na viagem. Aproveite este momento e conheça outras belezas incríveis que Blumenau pode oferecer a você. Não perca!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *