Descubra Santa Catarina

Trilhas em Santa Catarina: 5 opções indispensáveis

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em agosto 1, 2017
Trilhas em Santa Catarina: 5 opções indispensáveis
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Também conhecido como turismo de natureza, o ecoturismo é a atividade turística que usa, de modo sustentável, o patrimônio natural das cidades. Ele busca o incentivo à conservação do meio ambiente promovendo o bem-estar entre todos. Quer melhor contato com a natureza do que com uma Trilha?

Florianópolis é conhecida no mundo todo por sua capacidade de reunir belezas naturais sem deixar de lado o encanto de terras cosmopolitas. Sempre de portas abertas para os visitantes, a capital de Santa Catarina tem sua economia fortemente registrada no turismo.

Para você que já decidiu seguir caminho para a região sul do país, nós podemos te auxiliar com sugestões incríveis de Trilhas em Florianópolis, algumas possuem baixo nível de dificuldade, outras, já demandam um bom preparo físico. Confira a seguir estas 5 dicas:

1. Trilha Lagoinha do Leste

Cercada por uma beleza exuberante, a trilha da Lagoinha do Leste tem início em 2 pontos diferentes: pelo Matadeiro ou pelo Pântano do Sul. Caso opte pela mata fechada, ou seja, a segunda opção, o trajeto pode ser feito em 50 minutos e basta ter um pouco de preparo físico e muita disposição.

Já para quem escolher o caminho mais longo, o Matadeiro, terá cerca de 2 horas de caminhada de trilha aberta, vegetação rasteira e espinhosa, porém extremamente bela. Entre os atrativos da trajetória fontes de água, praia e vista panorâmica estão no roteiro desta trilha.

2. Trilha da praia de Gravatá

Para chegar até a Praia de Gravatá, o início da trilha está na Estrada Geral da Barra da Lagoa. Localizada entre as Praias de Joaquina e Mole, a trilha permite uma caminhada leve e tranquila, já que o caminho é largo e bem demarcado. O trajeto leva apenas 30 minutos, é cercado por bromélias e você pode admirar ainda mais a beleza do local fazendo um salto de parapente do topo da trilha.

3. Trilha do Saquinho

Saindo da praia dos Naufragados e seguindo por uma trilha de 8 km é possível encontrar a Praia do Saquinho, um local isolado e ainda pouco explorado. A chegada do local é marcado por um visual deslumbrante e águas tranquilas.

Entretanto, o caminho é repleto de desníveis que, aliados às erosões, criam diversas descidas e subidas complicadas. É um trajeto que exige um bom preparo físico e cerca de 1 hora e 40 minutos de caminhada.

4. Trilha dos Naufragados

Pelo nome você já pode imaginar que vem história por aí, não é mesmo? O nome foi dado após um naufrágio na região com cerca de 250 pessoas. Apesar de carregar um triste fim, o caminho não é complicado, tem 2,6 km de extensão, pode ser feito em até 1 hora e o resultado é compensador: água transparente, natureza preservada e mar propício para banho.

O início da trilha está ao fim da Caeira da Barra do Sul, a 40 km do centro de Floripa e com 20 minutos de caminhada já é possível passar por um túnel de vegetação nativa e mais adiante fazer uma rápida parada em riachos para se refrescar.

5. Trilha da Costa da Lagoa

A trilha da Costa da Lagoa também é uma das mais procuradas em Santa Catarina. Também conhecida como Caminho da Costa da Lagoa ao Canto dos Araçás, o percurso pode ser realizado em até 3 horas e é todo numerado, apontando a direção correta até o seu destino final.

Ao longo dele, é possível encontrar restaurantes com comida caseira à base de peixes e frutos do mar. Ela é ideal para quem deseja conhecer a natureza por uma via sem muitos desfiladeiros e penhascos, sem deixar de lado os atrativos como cachoeiras, praias, fonte de água e vista panorâmica.

E aí, você já fez algumas dessas trilhas em Santa Catarina? Então aproveite e comente aqui no post qual foi o grau de dificuldade que sentiu ou dê alguma dica para os novos aventureiros.

passeios florianopolis

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *