Vai viajar de férias com a família? Veja como economizar combustível

Em tempos de alta nos preços do álcool e da gasolina, nada melhor do que buscar dicas de como economizar combustível. Você sabia que simples hábitos e cuidados podem fazer a diferença no consumo do veículo durante as viagens?

Fizemos este post para provar que é possível curtir os passeios em família sem precisar abrir mão da economia. Portanto, se você ainda tem dúvidas, acompanhe e veja por onde começar!

Faça a revisão periódica do veículo

Levar o carro à oficina é uma ação básica do bom motorista. Em momentos que antecedem viagens longas, por exemplo, a revisão se torna importante para identificar possíveis problemas e evitar transtornos durante o trajeto.

Peças danificadas podem comprometer o desempenho do carro e aumentar o consumo de combustível. Portanto, antes de organizar as malas, faça os procedimentos indicados no Manual do Proprietário (troca do óleo e dos filtros de ar, teste de farol e seta, alinhamento da suspensão etc.). 

Calibre os pneus antes de viajar

Dirigir com a pressão abaixo do indicado não só reduz a vida útil das rodas, como também contribui para o aumento do gasto com combustível. Isso porque os pneus têm maior contato com o piso quando estão murchos, exigindo mais do motor para empurrar o veículo.

A pressão em excesso também é prejudicial, porque acelera o processo de desgaste da borracha. Para evitar problemas e economizar, procure fazer a calibragem um dia antes da viagem, sempre respeitando a medida apontada pelo fabricante.

Mantenha uma velocidade constante

Quem tem dúvidas sobre como economizar combustível também precisa ficar atento à velocidade mantida ao longo do trajeto. Isso porque variações constantes resultam em uma condução agressiva e, portanto, que exige maior consumo.

Um fator determinante para definir a velocidade ideal é a segurança do motorista e dos passageiros. Assim, evite correr muito com o carro, principalmente em dias chuvosos ou com condição de neblina.

Evite freadas e aceleradas bruscas

Com base na dica anterior, evite transformar um passeio tranquilo em um momento tenso. Em outras palavras, faça o percurso sem se preocupar com a velocidade dos demais veículos.

Manter a constância vai evitar a necessidade de freadas e aceleradas bruscas, que também aumentam o consumo de combustível. Então aproveite o trajeto, observe as paisagens e desfrute os minutos com seus acompanhantes de viagem.

Maneire no uso do ar-condicionado

O ar-condicionado costuma utilizar a potência do motor, o que representa menor eficiência e maior consumo de combustível. Por isso, a dica é maneirar no uso do equipamento e, sempre que possível, aproveitar as entradas de ar do carro para refrescar o interior.

Saiba que viajar com as janelas abertas também é contraindicado. A prática afeta a aerodinâmica do veículo, exigindo maior esforço nas aceleradas. Nessas situações, é esperado que o gasto com o álcool ou com a gasolina aumente.

Elimine o peso excessivo

A carga do carro é outro fator que interfere na quantidade de combustível utilizada durante o percurso — quanto maior o peso, maior o consumo na viagem. Logo, o melhor a fazer é levar apenas o necessário.

Avalie o interior do veículo para verificar se não há elementos dispensáveis e converse com os familiares para que organizem as malas de maneira racional. Assim, você se livra do peso excessivo e, de quebra, economiza.

Quando chegar ao destino, poderá colocar em prática nossa dica extra de como economizar combustível: durante a estadia na cidade escolhida, procure conhecer os pontos turísticos com uma empresa especializada em transporte, que ofereça serviço de transfer. Dessa forma, você poupa o próprio veículo nos deslocamentos e minimiza os gastos.

E então? Ficou com vontade de garantir uma experiência incrível em sua próxima viagem? Temos a solução de transporte que você precisa! Visite o nosso site para entender como funciona o transfer e conhecer nossos outros serviços!

Deixe um comentário