Como planejar uma viagem de negócios?

Como planejar uma viagem de negócios

Ao contrário de um passeio a lazer, planejar uma viagem de negócios requer habilidades e conhecimentos que vão desde a organização da mala até após o desembarque. Por se tratar de um assunto corporativo, torna-se indispensável seguir um cronograma bem definido para que nada saia errado e prejudique os objetivos da empresa.

Sem dúvidas, esquecer algum documento ou perder o voo são consequências ocasionadas pela falta de planejamento, sendo responsáveis por comprometer o sucesso de qualquer viagem a trabalho. Por isso, prestar atenção em alguns detalhes faz toda a diferença, ajudando a evitar atrasos, esquecimentos e demais situações indesejáveis antes, durante e depois da viagem.

Então, se você deseja saber como planejar uma viagem de negócios, veja a seguir 5 dicas que vão te ajudar neste assunto!

Saiba quantos dias durará a viagem

Por uma questão de organização, saber quantos dias durará a viagem é importante para conseguir antecipar a compra de passagens e marcar todos os compromissos necessários com os clientes solicitados. Essa organização ainda será útil para não esquecer nenhum compromisso, arrumar a mala de acordo com o tempo de estadia e conseguir planejar com mais tranquilidade seu cronograma de atividades.

Fique atento na hora de fazer a mala

Planejar uma viagem de negócios é um hábito que pode te livrar de vários imprevistos pelo percurso. Com isso, sempre arrume as malas com antecedência e certifique-se que todas as roupas e documentos necessários estão sendo levados, incluindo notebook e outros papéis da empresa que possam ser importantes durante a viagem.

Além disso, não se esqueça de levar um carregador e um adaptador para não ter problemas com baterias, por exemplo. Outra dica é levar somente as roupas que usará, assim você economiza espaço e tempo no embarque.

Reserve com antecedência o hotel

Após fazer uma viagem exaustiva, é necessário descansar um pouco para obter a disposição necessária para comparecer aos outros compromissos. Contudo, não realizar a reserva em um hotel com antecedência pode trazer sérias consequências, como hotéis sem vagas ou longe dos locais que farão parte do seu itinerário. Além disso, o viajante poderá pagar por taxas maiores e enfrentar situações de estresse que prejudicarão o restante da viagem.

Defina o tipo de transporte que usará

Durante a viagem você precisa saber o tipo de transporte que atenderá suas necessidades e as dos seus clientes. Então, antes de considerar a possibilidade de chamar sempre um táxi, pesquise se será mais vantajoso e prático alugar um carro ou pegar o metrô.

Em algumas localidades, essas opções podem favorecer o viajante, mas é essencial conhecer os locais que frequentará e definir as melhores alternativas para se locomover com praticidade e facilidade.

Outra opção é baixar aplicativos que disponibilizam serviços de táxis coletivos, entre outras novidades que podem te ajudar a chegar ao lugar desejado com mais rapidez e economia.

Use a tecnologia a seu favor

Anotar todos os compromissos na agenda pode ser uma tarefa difícil para diversas profissionais, porém, com a ajuda da tecnologia é possível obter os mesmos resultados por meio de processos mais otimizados. Por essa razão, os smartphones com agendas eletrônicas, iPads ou notebooks, tornaram-se ferramentas indispensáveis durante a viagem, facilitando todo o planejamento.

Aprendeu tudo o que precisava para planejar uma viagem de negócios? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário