Conheça quais são os valores que o esporte nos ensina

esporte

O esporte tem o poder de trabalhar o cérebro humano em diversas áreas que muito raramente são acessadas pelas tarefas de rotina do nosso dia. Durante a sua prática, o indivíduo é exposto a uma variedade de desafios a enfrentar, tais como:

  • Esforço: buscar novas alternativas, mudar estratégias e melhorar a performance individual;
  • Superação: reconhecer os próprios limites com o intuito de melhorá-los;
  • Colaboratividade: interagir com o time ao qual pertence, entender a relevância da função de cada jogador e a buscar o aperfeiçoamento do trabalho em conjunto;
  • Pertencimento: entender sua própria função dentro deste grupo (time), reforçando sua importância individual e contribuindo para melhoria da autoestima;
  • Meta: trabalhar para obtenção do melhor resultado, junto com sua equipe, antes que a equipe rival o obtenha primeiro;
  • Ganhar: manter o controle emocional, respeitar a integridade do adversário e atribuir o mérito à equipe;
  • Perder: aprender a lidar com a frustração, reconhecer o mérito alheio, assumir que contribuiu para o resultado negativo e detectar falhas para realizar melhorias.

Os valores no esporte estão diretamente ligados à exposição constante do indivíduo ao enfrentamento desses desafios. Observe também que a lista acima apresenta as mesmas situações que são vividas no dia a dia das empresas, ambientes extremamente competitivos; este é um motivo valioso para se pensar na inclusão do esporte no universo corporativo.

Como estes valores são construídos?

Durante a prática da atividade esportiva, o fluxo sanguíneo aumenta pelo corpo, acelera os batimentos cardíacos e promove uma melhor oxigenação do cérebro. Além do bem-estar físico e mental, esse processo facilita a assimilação das vivências, ajudando a criar padrões de comportamento com base nelas e, consequentemente, agregando os valores no esporte e na vida.

É claro que indivíduos diferentes assimilam as experiências de formas distintas, o que torna fundamental a presença de alguém que direcione os acontecimentos para o reforço da criação destes valores, como é o caso de um profissional de educação física, por exemplo.

Mas afinal, quais são os valores no esporte?

Tolerância

Valor que potencializa as habilidades das pessoas e minimiza seus defeitos; é adquirida através do treino da paciência e da empatia onde, ao se colocar no lugar do outro, é possível entender suas ações e admirá-las. É também a tolerância que flexibiliza o olhar sobre o outro e torna mais fácil a aceitação dos erros que vierem a ser cometidos.

Amizade

Quando se aceita falhas e acertos nas outras pessoas, a amizade flui com mais facilidade. O esporte faz com que as pessoas exponham suas emoções mediantes situações de raciocínio rápido, cobranças, frustrações, limitações, e esse contato tão profundo reforça os vínculos, amadurecendo as relações.

Persistência

A constante mudança de ações com resultados positivos e as melhorias que podem ser sentidas através do treino frequente solidificam no indivíduo a necessidade da persistência para alcance de seus objetivos em todos os setores da vida.

Honra

A pessoa que está frequentemente exposta a situações onde seu esforço, junto à sua equipe, será fundamental para obtenção da vitória ou da derrota, aprende a lidar positivamente com as duas situações. A honra, ou seja, a dignidade de reconhecer um bom trabalho ou a necessidade de melhorá-lo, é um valor de extrema relevância em todos os setores da vida.

Entender o esporte como ferramenta de criação de valores e amadurecimento de pessoas permite que ele seja pensado para além dos limites da formação infantojuvenil em escolas. É estender sua funcionalidade também à formação de adultos, por que não?

Programas de incentivo de equipes em empresas que visam soluções de integração, por exemplo, podem obter excelentes resultados ao promover o esporte entre seus funcionários! Ah, pensar em premiações interessantes, como viagens de incentivo, para despertar o interesse de todos em participar das atividades é fundamental!

E você, qual sua relação com os valores no esporte? Deixe seu comentário sobre o assunto e enriqueça nosso conhecimento com suas experiências!

1 Comentário

Deixe um comentário