Dicas de Viagens

Você sabe o que é Turismo de Experiência?

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em novembro 30, 2016
Você sabe o que é Turismo de Experiência?
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando viajamos, é comum nos depararmos com contextos diferentes daqueles que experimentamos no dia a dia. Qualquer que seja o motivo, viajar significa deixar o cotidiano de lado e encarar o novo.

Então, toda viagem é sinônimo de novas experiências? Pode apostar que sim! No entanto, quando falamos de turismo de experiência, estamos nos referindo a um modo bem específico de oferecer, escolher, planejar e encarar a viagem.

Por isso, o post de hoje foi pensado para ajudar você a entender direitinho esse modo singular de fazer turismo. Continue com a gente e vamos nessa!

O que é o turismo de experiência?

Bastante desenvolvido na Europa, o turismo de experiência começou a ganhar espaço no Brasil apenas na última década. Com essa modalidade, o turista é o protagonista da própria viagem, feita sob medida para suas expectativas, sonhos e interesses.

O objetivo é proporcionar momentos únicos, que fiquem registrados na memória de quem viaja. Assim, o turista recebe a oportunidade de conhecer algumas especificidades do destino escolhido e de perceber a relação dos moradores locais com o ambiente onde vivem, sua história e cultura.

O foco pode ser a gastronomia, o artesanato, as atividades de trabalho ou qualquer outro que possibilite a vivência do cotidiano no lugar. Pode ser um passeio pela cidade guiado pelo olhar daquele morador antigo, um mergulho com baleias ou um voo de balão!

O que é preciso para praticar esse tipo de turismo?

Para praticar o turismo de experiência, basta estar aberto para o que há de especial em cada lugar, em cada povo. Manter os sentidos atentos para o que há de peculiar em todos os momentos compartilhados com quem escolheu mostrar para você o que sabe ou faz de melhor.

Para quem o turismo de experiência é indicado?

Para pessoas que viajam sozinhas ou em grupo. Profissionais em busca de aprimorar suas potencialidades. Famílias com filhos de todas as idades. Para quem tem pouco tempo ou muitos dias de férias. Para quem escolhe um destino longe de casa ou tem vontade de ver a sua própria cidade com outros olhos.

Repleto de possibilidades e de momentos especiais, o turismo de experiência não deixa ninguém ficar sem seu roteiro ideal!

Quais os seus benefícios de uma viagem no formato?

O turismo de experiência oportuniza o desfrute de momentos inusitados de lazer. Afinal, o viajante estará diante de um envolvimento aprofundado com realidades diferentes da que ele está habituado.

Conhecendo outros jeitos de viver, outros contextos, modos de criar e perceber o mundo, os adeptos do turismo de experiência costumam voltar de viagem um pouco diferentes de quando saíram de casa. Com eles, estão memórias de momentos emocionantes que serão guardadas para sempre.

Como o turismo de experiência pode contribuir para minha empresa?

O turismo de experiência pode ser uma ótima pedida para as viagens de incentivo das empresas! Trata-se de um bom jeito de caprichar na premiação, deixando as equipes ainda mais motivada.

E que tal incluir no roteiro de viagem uma atividade que proporcione uma experiência associada a um tema de interesse do ganhador? Além disso, a escolha adequada das vivências pode reforçar a cultura organizacional da empresa nos funcionários.

O contato com outras culturas é um excelente exercício para encontrar novas formas de solucionar problemas cotidianos! Tudo isso embalado por momentos prazerosos, de lazer e descontração.

Florianópolis, por exemplo, possui uma riqueza cultural e natural que abre possibilidades para roteiros de turismo de experiência, customizados para as necessidades da sua empresa. Quando estiver organizando a próxima viagem, pense no quanto há para conhecer além dos pontos turísticos tradicionais.

O turismo de experiência chegou ao país na última década e é uma excelente opção para quem busca construir memórias e transformações significativas. Fazer da viagem um momento único e marcante é um dos pilares desse conceito.

Os passeios tradicionais — como visitas aos cartões-postais dos lugares — estão sendo deixados de lado, uma vez que o foco do roteiro é totalmente voltado ao desejo do viajante. Neste post, apresentaremos alguns tópicos sobre essa nova prática que chegou para ficar. Acompanhe!

Por que optar pelo turismo de experiência?

As agências de turismo, atentas às mudanças no perfil dos viajantes, não fazem mais perguntas como “para onde você quer ir?”, mas, sim, “o que você deseja fazer?”. Isso denota que o objetivo da viagem não é conhecer um lugar, mas descobrir uma cultura e vivenciar um destino a partir de sua população, de seus hábitos e de seus costumes.

Os roteiros podem ser divididos por temas e abranger desde gastronomia, história e cultura até eventos esportivos ou aventuras. Observe alguns exemplos:

  • visitar templos budistas na Tailândia;
  • aprender a meditar no Tibete;
  • cuidar de tigres na África;
  • aprender a cozinhar na França ou na Itália;
  • assistir a um clássico de futebol na Argentina.

Quais são os principais exemplos de turismo de experiência?

Vivência Cultural

Participar do dia a dia de aldeias indígenas, ensinar português para crianças africanas, realizar algum trabalho voluntário ou trabalhar no plantio de uma fazenda em troca de hospedagem são alguns exemplos do turismo de experiência. Veja outros:

  • se hospedar em comunidades ribeirinhas da Amazônia;
  • conhecer a Costa do Descobrimento, na Bahia;
  • fazer um tour pelo morro Dona Marta e se hospedar no Vidigal, no Rio de Janeiro.

Experiência gastronômica

Em passeios com roteiros tradicionais, os viajantes normalmente acabam optando por fazer as refeições em restaurantes com os quais são familiarizados, como as redes mundiais de fast food. Contudo, perde-se a oportunidade de provar a comida local e saborear os diferentes temperos espalhados pelo mundo.

Pensando nisso, o turismo de experiência proporciona a chance de encantar o paladar dos viajantes abertos a essa vivência. O indivíduo não esquecerá do croissant provado na França, do burrito do México ou do escorpião da Tailândia. Abaixo, conheça alguns roteiros gastronômicos:

  • descobrir como os queijos são feitos na França;
  • participar da colheita da uva, no Rio Grande do Sul ou do Açaí, no Pará;
  • fazer doce de leite em Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Participação em eventos esportivos

Os pacotes para eventos esportivos são muito requisitados pelos viajantes. Normalmente, os ingressos para os jogos estão inclusos para facilitar a vida do turista. Entre as sugestões de roteiros, estão:

  • torneios de tênis como US Open, Roland Garros ou Australian Open;
  • final da Champions League;
  • Copa do mundo de futebol, Olimpíadas ou, ainda, os Jogos de inverno.

Além disso, é possível realizar viagens com a finalidade de praticar esportes. Surfar no Hawaii, na Califórnia ou em Florianópolis, esquiar nos Alpes Suíços ou participar de maratonas são alguns exemplos.

Prática de aventuras

Conhecer a natureza de um local e sentir-se parte dela atrai muitos viajantes. O Brasil, com a sua diversidade natural, é um prato cheio de possibilidades para quem está buscando esse tipo de experiência. Veja, a seguir, algumas opções de roteiros de aventura:

  • explorar a ilha de Florianópolis de bicicleta;
  • mergulhar em Bonito;
  • realizar trilhas pela Chapada Diamantina ou na Chapada dos Veadeiros.

Esse novo jeito de encarar uma viagem — da experiência contemplativa e fotográfica tradicional para a realização vivida de um sonho — agrega sentimentos, desejos e emoções aos que escolhem esse tipo de tour.

A agência de turismo, no entanto, deve manter o atendimento rápido e preciso, além de ofertar alimentação e hospedagens de qualidade para, assim, garantir o êxito da experiência, ok?

Para quem o turismo de experiência é indicado?

O turismo de experiência nasce de uma necessidade dos próprios viajantes de ir além dos pontos turísticos. Esses indivíduos querem se aventurar pelo mundo, vivenciar novas emoções, conhecer pessoas e culturas e viver como um local.

Sendo assim, podemos dizer que o turismo de experiência é recomendado para todos aqueles que sentem a necessidade de ver o mundo por meio de outras percepções e que, para isso, estejam dispostos a praticar a alteridade — ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro sem qualquer julgamento.

Como escolher o roteiro para turismo de experiência?

A criação de um roteiro para vivenciar o turismo de experiência deve ser feita com muito cuidado e com ampla pesquisa. Abaixo, preparamos um passo a passo para lhe ajudar:

Questione o que você realmente quer

Há diversas opções de vivências no Brasil e em outros países. Contudo, não é qualquer uma que poderá realmente lhe acrescentar. Desta forma, é muito importante saber exatamente que tipo de experiência você quer ter. A partir da sua resposta, é possível seguir para o próximo passo.

Escolha o destino

Como já mencionamos, há muitas opções de experiências. Todavia, é necessário que a opção escolhida esteja alinhada com as suas necessidades. Vamos supor que um de seus interesses seja a comunidade dos ameríndios. Você gostaria de observar como eles vivem, ouvir suas histórias e entender a forte relação que a população tem com a natureza, certo?

O mais indicado é que você procure destinos que possam oferecer essa experiência. Quando um viajante quer entender e vivenciar a cultura dos ameríndios, por exemplo, ele deve pesquisar quais lugares têm comunidades abertas para recebê-lo. Neste caso específico, pode ser que ele descubra que Peruíbe, São Paulo, seja o local ideal.

Como se preparar para a viagem?

A preparação para realizar uma viagem de imersão é muito importante — afinal, o viajante vai se deparar com outras formas de levar a vida que, muitas vezes, não são iguais as de uma cidade. Por isso, ele deve prestar atenção no momento de fazer as malas.

É recomendado entrar em contato com o guia ou com a agência e questionar que tipo de bagagem levar. Um exemplo simples: para quem vai conhecer uma comunidade indígena em uma época de verão, o ideal é optar por roupas leves. Outro ponto da preparação é verificar se o destino exige algum tipo de vacina, como a de febre amarela.

Quais são as vantagens desse tipo de turismo?

O turismo de experiência proporciona uma série de vantagens, mas essas não são apenas para os viajantes. Elas se estendem também à própria comunidade. Entenda:

Viajante

O viajante terá uma oportunidade única de sair da sua zona de conforto para conhecer outras realidades. Geralmente, isso aumenta a intensidade da vivência. Além disso, a viagem proporciona a quebra de preconceitos e um aprendizado pessoal muito rico.

Comunidade

As comunidades também são beneficiadas por esse tipo de turismo. Ocorre que muitas, além da troca de conhecimentos, podem ter ganhos financeiros. Um exemplo é o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A região é uma das mais pobres do país e vive do turismo de experiência. Por meio dessa atividade, ela consegue recursos financeiros ofertando hospedagem familiar, artesanatos e até oficinas.

Diante disso, podemos concluir que tanto o viajante quanto a comunidade são impactados de forma positiva.

Gostou do tema que trouxemos no post e quer saber mais sobre o turismo de experiência? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos por e-mail!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *