Você sabe o que é turismo de experiência?

Turismo de experiência

Quando viajamos, é comum nos depararmos com contextos diferentes daqueles que experimentamos no dia a dia. Qualquer que seja o motivo, viajar significa deixar o cotidiano de lado e encarar o novo.

Então, toda viagem é sinônimo de novas experiências? Pode apostar que sim! No entanto, quando falamos de turismo de experiência, estamos nos referindo a um modo bem específico de oferecer, escolher, planejar e encarar a viagem.

Por isso, o post de hoje foi pensado para ajudar você a entender direitinho esse modo singular de fazer turismo. Continue com a gente e vamos nessa!

O que é o turismo de experiência?

Bastante desenvolvido na Europa, o turismo de experiência começou a ganhar espaço no Brasil apenas na última década. Com essa modalidade, o turista é o protagonista da própria viagem, feita sob medida para suas expectativas, sonhos e interesses.

O objetivo é proporcionar momentos únicos, que fiquem registrados na memória de quem viaja. Assim, o turista recebe a oportunidade de conhecer algumas especificidades do destino escolhido e de perceber a relação dos moradores locais com o ambiente onde vivem, sua história e cultura.

O foco pode ser a gastronomia, o artesanato, as atividades de trabalho ou qualquer outro que possibilite a vivência do cotidiano no lugar. Pode ser um passeio pela cidade guiado pelo olhar daquele morador antigo, um mergulho com baleias ou um voo de balão!

O que é preciso para praticar esse tipo de turismo?

Para praticar o turismo de experiência, basta estar aberto para o que há de especial em cada lugar, em cada povo. Manter os sentidos atentos para o que há de peculiar em todos os momentos compartilhados com quem escolheu mostrar para você o que sabe ou faz de melhor.

Para quem o turismo de experiência é indicado?

Para pessoas que viajam sozinhas ou em grupo. Profissionais em busca de aprimorar suas potencialidades. Famílias com filhos de todas as idades. Para quem tem pouco tempo ou muitos dias de férias. Para quem escolhe um destino longe de casa ou tem vontade de ver a sua própria cidade com outros olhos.

Repleto de possibilidades e de momentos especiais, o turismo de experiência não deixa ninguém ficar sem seu roteiro ideal!

Quais os seus benefícios de uma viagem no formato?

O turismo de experiência oportuniza o desfrute de momentos inusitados de lazer. Afinal, o viajante estará diante de um envolvimento aprofundado com realidades diferentes da que ele está habituado.

Conhecendo outros jeitos de viver, outros contextos, modos de criar e perceber o mundo, os adeptos do turismo de experiência costumam voltar de viagem um pouco diferentes de quando saíram de casa. Com eles, estão memórias de momentos emocionantes que serão guardadas para sempre.

Como o turismo de experiência pode contribuir para minha empresa?

O turismo de experiência pode ser uma ótima pedida para as viagens de incentivo das empresas! Trata-se de um bom jeito de caprichar na premiação, deixando as equipes ainda mais motivada.

E que tal incluir no roteiro de viagem uma atividade que proporcione uma experiência associada a um tema de interesse do ganhador? Além disso, a escolha adequada das vivências pode reforçar a cultura organizacional da empresa nos funcionários.

O contato com outras culturas é um excelente exercício para encontrar novas formas de solucionar problemas cotidianos! Tudo isso embalado por momentos prazerosos, de lazer e descontração.

Florianópolis, por exemplo, possui uma riqueza cultural e natural que abre possibilidades para roteiros de turismo de experiência, customizados para as necessidades da sua empresa. Quando estiver organizando a próxima viagem, pense no quanto há para conhecer além dos pontos turísticos tradicionais.

E então, se interessou por tudo o que o turismo de experiência tem a oferecer? Quer saber como ter a viagem dos seus sonhos e necessidades? Para essas e muitas outras informações, siga-nos no Facebook, no Instagram, no Youtube e no Twitter!

Deixe um comentário