Transporte & Logística

Conheça 5 boas dicas para organizar eventos de sucesso!

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em agosto 8, 2018
Conheça 5 boas dicas para organizar eventos de sucesso!
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Organizar um evento é sempre uma tarefa desafiadora, afinal, são muitos os detalhes que precisam ser observados — como a recepção, a decoração do ambiente e até a alimentação que será servida na cerimônia. E para que a ocasião seja considerada um verdadeiro sucesso, é importante seguir algumas dicas para organizar eventos.

Desde a primeira reunião com o cliente até a data da solenidade, é preciso dispor de muito planejamento e cautela para lidar com todas as variáveis envolvidas no processo. Além disso, independentemente do tamanho do evento, é essencial ter um briefing bem definido, uma equipe competente, e claro, organização e comprometimento.

Depois de definir o tema da festividade e verificar o orçamento disponível, é preciso considerar alguns aspectos importantes para que tudo ocorra conforme o planejado. Confira nossas dicas para organizar eventos e conquiste um resultado bem-sucedido:

1. Ouça o cliente

Não importa o ramo de atividade ou o porte da empresa: sempre existem ocasiões especiais que merecem alguma comemoração ou organização de eventos — lançamento de novos produtos, alcance de metas, conquista de um prêmio, realização de um workshop ou mesmo algum treinamento de equipes. E para planejar uma cerimônia de sucesso, é fundamental compreender tanto o motivo da solenidade, quanto o que o cliente espera da ocasião.

Em seu primeiro contato, elabore um briefing eficiente e procure identificar todas as suas necessidades e exigências, assim, será muito mais fácil realizar um evento que atinja (ou até mesmo supere) as expectativas do cliente.

Se não for possível compreender todas as suas pretensões no primeiro encontro, não deixe de realizar novas reuniões a fim de esclarecer todas as dúvidas que ainda restam — afinal, quanto mais o cliente for ouvido, maiores serão as chances de realizar um evento de sucesso.

2. Crie um cronograma

Após a definição do conceito da solenidade, é preciso criar um cronograma com todas as tarefas necessárias para a produção do evento. Procure manter um prazo confortável para a realização de cada ação, assim, será possível organizar cada detalhe com muito cuidado e atenção.

Além disso, por meio de um cronograma é possível estabelecer os prazos exatos para que cada registro seja realizado na data correta, sem se esquecer de nenhuma ação ou particularidade importante. Lembre-se que alguns pontos devem ser planejados com mais antecedência que outros — como a definição da data, horário e local do evento.

3. Foque no resultado

Ter uma visão bem clara dos objetivos e intenções do cliente é essencial para a definição das estratégias que serão determinantes para uma experiência positiva.

Desde a concepção do planejamento até a realização da cerimônia, é importante manter o foco no resultado e no retorno esperado pelo contratante — dessa forma, o risco de ocorrer algum imprevisto ou contratempo é muito menor.

4. Escolha bem os parceiros e as equipes

Para promover um evento de sucesso é essencial contar com bons parceiros — desde fornecedores eficientes até equipes de colaboradores qualificados. Afinal, se algo der errado, será o nome do organizador que estará em jogo. Profissionais ou empresas de confiança e bem recomendadas em seu meio de atuação devem ser priorizadas na contratação.

Além disso, é fundamental saber delegar responsabilidades e tarefas, já que a organização de uma cerimônia exige a participação de diversas pessoas. Uma equipe responsável e de confiança faz com que todas as áreas do evento sejam bem-sucedidas e executadas.

5. Priorize a qualidade

Para conquistar um resultado positivo, é importante sempre priorizar a qualidade. Por isso, procure identificar qual a melhor opção disponível para cada ação necessária para a realização da solenidade — desde a escolha do ambiente até a contratação de bons fornecedores e parceiros.

É essencial contar com uma equipe de profissionais qualificados, eficientes, com propósitos e expectativas semelhantes aos seus (e de seu cliente), afinal, não adianta ter um planejamento incrível, se a sua execução deixar a desejar, não é mesmo?

Organizar eventos é uma atividade que requer muito planejamento, dedicação e cuidado, no entanto, é uma tarefa muito gratificante. Quer receber novas dicas para organizar eventos de sucesso? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes e exclusivos.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *