Quando o assunto é turismo, existem várias opções para quem deseja organizar uma viagem.
Alguns viajantes preferem resolver tudo por si próprios e fogem de agências ou excursões, seja por independência ou economia. Outros preferem a comodidade de contratar um pacote com tudo acertado.
Há uma unanimidade entre todos os tipos de viajante, no entanto: a importância de um guia de turismo em determinados momentos.
O que faz um guia de turismo?
Para ser formado como guia de turismo, é preciso fazer um curso técnico de pelo menos mil horas. Também existem outras categorias mais específicas com maior carga horária.
O guia possui conhecimentos locais na área que visitará com o seu grupo, fluência em inglês e/ou na língua local, habilidades em primeiros socorros, procedimentos de bordo e facilidade para resolução de problemas que podem acontecer durante sua viagem.
Esse profissional também é treinado para manter a segurança e prevenir acidentes.
Por que contratar um guia?
Muitas pessoas subestimam a necessidade de um guia, pensando que atualmente, com a tecnologia, ele pode ser facilmente substituído pelo Google e por um GPS. Mas não é bem assim!
Um guia de turismo otimiza a sua experiência de viagem e, em alguns cenários, se torna imprescindível, especialmente em destinos de aventuras, como florestas, montanhas, praias, passeios de barco.
A experiência de um guia treinado fará toda a diferença para manter o viajante seguro e bem informado, já que ele conhece a região o suficiente para indicar como agir da melhor maneira, quais caminhos evitar e as condições climáticas favoráveis.
Caso você não seja fluente na língua do destino em questão, o guia também será útil. Em lugares com grande diferença cultural, como países muçulmanos, por exemplo, um guia auxiliará aconselhando sobre a melhor forma de se portar.
Como escolher um guia de turismo?
Depois de tomar a decisão de incluir esse profissional na sua viagem, certifique-se de que ele é credenciado com a carteirinha de guia de turismo. Averigue se o local onde ele trabalha possui boas referências e se é experiente, especialmente no estilo de viagem que você deseja fazer.
O ideal é procurar o seu guia de turismo por indicação ou em agências bem conceituadas, pois elas trabalham apenas com profissionais especializados e experientes na região que você visitará.
Guias são necessários apenas para viagens internacionais?
Não! Embora o guia de turismo seja muito importante para ajudar na imersão em outra cultura e idioma, ele também pode contribuir em viagens nacionais. O profissional saberá selecionar os passeios certos para o seu perfil de viajante, fazendo com que a sua experiência seja mais completa e satisfatória.
Existem guias especializados em viagens corporativas e excursões de terceira idade, entre muitos outros. Busque o profissional ideal para o tipo de viagem que deseja fazer!
Mesmo com as facilidades proporcionadas pela internet, que torna possível fazer tudo por conta própria, o guia de turismo é um profissional de extrema importância, que pode garantir que a sua experiência em outra cidade ou país seja mais proveitosa.
Para mais informações sobre guia de turismo e como ter a melhor experiência para sua viagem, siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!
Saiba como criar a rota de viagem perfeita na sua viagem a Floripa
Veja 5 hábitos que você pode criar para reduzir o lixo nas praias
Quer fazer amigos em viagens? Confira 5 dicas incríveis!
Hotel para crianças: como saber se é adequado para seus filhos?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] que você já sabe um pouco mais sobre os encantos do turismo em Joinville, deixe seu comentário no nosso post: queremos saber se você já conhece a cidade ou […]