Dicas de Viagens

Guia de turismo: veja tudo o que você precisa saber sobre isso

Belatur
Escrito por Belatur em maio 10, 2017
Guia de turismo: veja tudo o que você precisa saber sobre isso
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando o assunto é turismo, existem várias opções para quem deseja organizar uma viagem.

Alguns viajantes preferem resolver tudo por si próprios e fogem de agências ou excursões, seja por independência ou economia. Outros preferem a comodidade de contratar um pacote com tudo acertado.

Há uma unanimidade entre todos os tipos de viajante, no entanto: a importância de um guia de turismo em determinados momentos.

O que faz um guia de turismo?

Para ser formado como guia de turismo, é preciso fazer um curso técnico de pelo menos mil horas. Também existem outras categorias mais específicas com maior carga horária.

O guia possui conhecimentos locais na área que visitará com o seu grupo, fluência em inglês e/ou na língua local, habilidades em primeiros socorros, procedimentos de bordo e facilidade para resolução de problemas que podem acontecer durante sua viagem.

Esse profissional também é treinado para manter a segurança e prevenir acidentes.

Por que contratar um guia?

Muitas pessoas subestimam a necessidade de um guia, pensando que atualmente, com a tecnologia, ele pode ser facilmente substituído pelo Google e por um GPS. Mas não é bem assim!

Um guia de turismo otimiza a sua experiência de viagem e, em alguns cenários, se torna imprescindível, especialmente em destinos de aventuras, como florestas, montanhas, praias, passeios de barco.

A experiência de um guia treinado fará toda a diferença para manter o viajante seguro e bem informado, já que ele conhece a região o suficiente para indicar como agir da melhor maneira, quais caminhos evitar e as condições climáticas favoráveis.

Caso você não seja fluente na língua do destino em questão, o guia também será útil. Em lugares com grande diferença cultural, como países muçulmanos, por exemplo, um guia auxiliará aconselhando sobre a melhor forma de se portar.

Como escolher um guia de turismo?

Depois de tomar a decisão de incluir esse profissional na sua viagem, certifique-se de que ele é credenciado com a carteirinha de guia de turismo. Averigue se o local onde ele trabalha possui boas referências e se é experiente, especialmente no estilo de viagem que você deseja fazer.

O ideal é procurar o seu guia de turismo por indicação ou em agências bem conceituadas, pois elas trabalham apenas com profissionais especializados e experientes na região que você visitará.

Guias são necessários apenas para viagens internacionais?

Não! Embora o guia de turismo seja muito importante para ajudar na imersão em outra cultura e idioma, ele também pode contribuir em viagens nacionais. O profissional saberá selecionar os passeios certos para o seu perfil de viajante, fazendo com que a sua experiência seja mais completa e satisfatória.

Existem guias especializados em viagens corporativas e excursões de terceira idade, entre muitos outros. Busque o profissional ideal para o tipo de viagem que deseja fazer!

Mesmo com as facilidades proporcionadas pela internet, que torna possível fazer tudo por conta própria, o guia de turismo é um profissional de extrema importância, que pode garantir que a sua experiência em outra cidade ou país seja mais proveitosa.

Para mais informações sobre guia de turismo e como ter a melhor experiência para sua viagem, siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Guia de turismo: veja tudo o que você precisa saber sobre isso”

Turismo em Joinville: conheça os encantos dessa cidade - Blog Belaturismo

[…] que você já sabe um pouco mais sobre os encantos do turismo em Joinville, deixe seu comentário no nosso post: queremos saber se você já conhece a cidade ou […]