Turismo Corporativo

Você sabe como fazer dinâmicas de grupo em excursões empresariais?

Belatur
Escrito por Belatur em fevereiro 10, 2017
Você sabe como fazer dinâmicas de grupo em excursões empresariais?
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ao longo dos anos, as técnicas de RH para realizar treinamentos evoluíram muito. Essa evolução é um retrato do próprio mercado: cada vez mais competitivo, passou a exigir profissionais mais bem preparados, antenados e capazes de superar desafios. Com isso, as dinâmicas de grupo vêm ganhando espaço nas empresas.

Há alguns anos, a ideia de colocar colaboradores e executivos em situações radicais e aventureiras que aparentemente nada tinham a ver com o trabalho, parecia loucura. Mas as técnicas utilizadas em atividades como rafting, arvorismo e orientação na selva são importantíssimas para desenvolver habilidades especiais nos profissionais e ainda ajudam a fortalecer a cultura organizacional da empresa, gerando profissionais mais engajados e comprometidos.

Para aprender como fazer dinâmicas de grupo em excursões empresariais, continue a leitura do post!

Competitividade, orientação e trabalho em equipe

As dinâmicas de grupo permitem que os participantes saiam da sua zona de conforto e experimentem sentimentos e situações inéditas que pedem muita proatividade, empenho, competitividade, orientação e trabalho em equipe. Dessa forma, os profissionais fortalecem laços de confiança e solidariedade uns com os outros.

Além disso, a interação que ocorre durante o treinamento proporciona o entrosamento e a integração, desenvolvendo a comunicação entre os colaboradores da empresa. E tudo isso se reflete nos desafios diários do trabalho, que serão cumpridos de forma muito mais efetiva pela equipe.

Tipos de dinâmicas de grupo

Como você já viu, as dinâmicas de grupo têm como objetivo fortalecer os laços de confiança e parceria entre os colaboradores, colocando-os em situações que exigem grande capacidade de planejamento e trabalho em equipe. Mas como isso acontece?

A inspiração vem dos esportes e de situações como sobrevivência em locais inóspitos. Veja, abaixo, alguns exemplos de dinâmicas de grupo que vêm sendo muito utilizadas no mercado:

Raid de Orientação

Essa modalidade trabalha a capacidade dos participantes de se comunicarem, superarem conflitos e trabalharem em equipe.

O Raid de Orientação busca inspiração nas situações de sobrevivência na selva, em situações extremas. Assim, ele força os participantes a trabalharem em grupo para percorrer um trajeto, usando mapas, planilhas e bússolas, sem auxílio de tecnologia.

Geralmente é realizado em locais como sítios ou parques com alguma mata que possa simular um ambiente selvagem.

Circuito de Aventura

Este treinamento varia de acordo com o perfil e a idade média do grupo. É composto por uma combinação de soluções que envolve muros de escalada, cordas suspensas, tirolesa, rapel, regata, entre outros.

A ideia é que os participantes possam interagir em situações de tomada de decisão, gerenciamento de risco e no contorno de situações de emergência. Geralmente esse treinamento ocorre em grandes parques, com espaço para a montagem da estrutura.

Aliança Estratégica

A Aliança Estratégica tem como base atividades que explorem a força, resistência e coragem dos participantes. Eles são colocados em situações que envolvem escalada, corda bamba e redes suspensas.

A ideia é que os participantes compartilhem seus medos uns com os outros, tirando lições de superação e encorajamento diante de situações adversas. Pode ser realizado em locais amplos, como parques e campos de futebol.

Viu só quantas opções para as dinâmicas de grupo da sua empresa? Se quiser saber mais sobre este e outros assuntos, assine a newsletter e receba o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *