Florianópolis e seus Encantos

Conheça e desfrute de 3 rotas gastronômicas em Floripa

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em setembro 4, 2018
Conheça e desfrute de 3 rotas gastronômicas em Floripa
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Florianópolis é uma das cidades mais charmosas do Brasil. Por conta da sua beleza natural, todos os anos ela recebe vários turistas. A fim de atender esses visitantes, a capital de Santa Catarina investe bastante em bares e restaurantes.

Entre eles, encontram-se os que trabalham com uma culinária predominantemente voltada para os frutos do mar. Nesse sentido, a ilha oferece várias rotas gastronômicas para que você e sua família possam saborear deliciosas comidas.

Se você é apaixonado por turismo e gastronomia, faça a leitura deste post e descubra 3 das melhores opções em rotas gastronômicas que essa cidade tão encantadora tem para oferecer.

Se puder visitar todas, será ótimo para o seu passeio. Mas, caso essa possibilidade não seja viável, escolha a que mais agrada e divirta-se!

1. Rota Gastronômica das Ostras

Essa rota é dividida em duas: Ribeirão da Ilha e Sol Poente. Ela ganha muito destaque pelo fato de produzir suas próprias ostras. Por causa disso, os visitantes têm o privilégio de saboreá-las instantes após serem retiradas do mar.

Rota Gastronômica do Ribeirão da Ilha

A grande especialidade dos restaurantes dessa rota é o preparo de deliciosas ostras. Ela está localizada no bairro que lhe empresta o nome, o qual fica no sul da ilha. O lugar ainda guarda muitas das suas características culturais e mantém preservada a arquitetura original.

Por lá você vai encontrar vários bares e restaurantes com pratos feitos com frutos do mar, como polvo empanado e pastel de camarão, entre diversas outras opções. Além disso, achará vários cafés e saborosos doces portugueses.

Rota Gastronômica do Sol Poente

Essa famosa rota abrange os bairros de Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui e Cacupé, no norte da ilha. A culinária é voltada para o preparo de frutos do mar, mas você também encontrará restaurantes com comidas italianas, portuguesas, entre outras. Os estabelecimentos que compõem essa rota ficam bem próximos do mar. Por isso, além das comidas maravilhosas, esse é um dos melhores lugares da capital para apreciar um exuberante pôr do sol.

2. Rota Gastronômica de Coqueiros

Você se deparará com os primeiros estabelecimentos da Via Gastronômica de Coqueiros assim que atravessar a Ponte Colombo Salles, que liga a ilha à parte continental da cidade. Ela abrange os restaurantes localizados nos bairros Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo e Abraão.

Nela, existe uma grande diversidade de comidas que vão desde culinária local até opções mexicanas, peruanas, japonesas, entre outras. Quem visita esses estabelecimentos tem ainda o prazer de apreciar a encantadora vista para a Baía Sul de Florianópolis.

3. Rota Gastronômica da Lagoa da Conceição

Essa rota fica localizada na Avenida das Rendeiras, em um dos cartões-postais mais conhecidos de Floripa: a Lagoa da Conceição. Hoje em dia, a região é muito frequentada por quem procura uma maior agitação. Essa rota é dona de uma incrível beleza natural, a qual encanta todos os visitantes.

O seu prato mais famoso é a sequência de camarões, os quais são preparados de três maneiras: empanado, ao bafo e com alho e óleo. No geral, esse prato tradicional vem acompanhado de casquinha de siri, peixe empanado e outras saborosas guarnições. Por lá, você também encontrará outras culinárias feitas com frutos do mar, além de ótimas opções de cafés.

Então, depois de ler este post, motivos não faltam para você conhecer as rotas gastronômicas de Floripa. Certamente é uma excelente oportunidade para passear com a família, apreciar uma culinária maravilhosa e admirar o visual único da capital de Santa Catarina.

Gostou deste artigo? Aproveite que está por aqui e confira também nossas dicas sobre o que fazer em Florianópolis com chuva!

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *