Turismo Corporativo

Inspire-se com o sucesso da empresa Mormaii!

Jonatham Figueroa
Escrito por Jonatham Figueroa em fevereiro 6, 2017
Inspire-se com o sucesso da empresa Mormaii!
Assine nossa Newsletter 📩

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Mormaii é uma empresa brasileira voltada para o universo do surfe e dos esportes. Fundada em 1976, a companhia é um case de sucesso no mundo dos negócios, sendo a maior marca de surfe do país.

Com um faturamento de mais de meio bilhão de reais por ano, o seu fundador, Marco Aurélio Raymundo, conhecido como Morongo, tem um estilo único de comandar a empresa. Acompanhe o nosso post e descubra o que a Mormaii faz para ser líder no mercado!

O início da história da Mormaii

A história da Mormaii, em seu início, se mistura com a da vida de Morongo: o surfista gaúcho, formado em medicina, que um dia decidiu largar tudo, sair de Porto Alegre e viver em Garopaba. Na década de 70, a cidade era pequena, e ele abriu um posto de saúde para atender a população local.

Com a chegada do inverno e a temperatura gelada da água, Morongo resolveu começar a produzir uma roupa de borracha, que havia conhecido algum tempo antes, em uma viagem à Patagônia. Surge então a Mormaii, formada com as iniciais do proprietário e da ex esposa, somado aos dois “ii” finais de Hawaii.

A vantagem dos licenciamentos

Até o fim da década de 80, a Mormaii fabricava tudo o que vendia. Contudo, quando ocorreu a quebra da Mesbla, que era uma grande empresa de departamento, Morongo foi chamado por um dos fornecedores, que ficou desamparado, para iniciar uma parceria: o empresário entrava com a marca e o fornecedor faria as roupas.

Foi aí que ele percebeu as vantagens de passar a produção adiante e, pouco a pouco, licenciou a fabricação de todos os seus produtos, exceto da roupa de borracha.

A divisão da empresa entre os funcionários

Os ensinamentos de empresários de sucesso talvez possam ir contra a tudo o que fez da Mormaii líder de mercado no seu setor. Morongo não seguiu protocolos de grandes administradores. Ele é médico e tudo que faz ligado à empresa resulta do seu próprio coração. Ele colocou sentimento em todas as suas ações, e o resultado é a maior empresa de surfe do Brasil, que tem êxito em muitos outros segmentos também.

Mais de 45 empresas fabricam mais de 2,5 mil produtos, pagando em torno de 6,5% das vendas para Morongo. O licenciamento da marca permitiu, além de uma redução no custo operacional, que ele se dedicasse apenas à fabricação do produto que é o carro-chefe da Mormaii: as roupas de neoprene.

Inúmeras ofertas para comprar a empresa foram negadas. No lugar de ganhar milhões com a venda da marca, o empresário prefere doar e licenciar pequenas partes entre seus melhores funcionários. Assim, ele tem certeza de que a empresa está sendo bem gerida, não precisa se preocupar com a produção de todos os produtos e ainda lucra com os royalties da marca.

O life style

Um dos segredos do sucesso da Mormaii é o jeito que a organização se posiciona em relação aos seus colaboradores. Na companhia, funcionários são muito mais que pessoas que prestam serviços, eles são parte do que é a empresa.

O mar está bom? É permitido sair para pegar onda em meio ao expediente, inclusive Morongo vai junto! É assim que eles testam, ajustam e aprovam os produtos da marca. Segundo Morongo “você só consegue o comprometimento da equipe quando compartilha as suas paixões”.

Além de fazer da Mormaii a maior empresa do Brasil em seu segmento, Morongo, adotando a medida de dividir com os funcionários para multiplicar o lucro, conquistou também uma preciosidade no mundo atual: tempo.

Ele pode passar dois meses fora, surfando, que tudo anda perfeitamente. Ele delegou tão bem as funções, entre os seus melhores funcionários, que se tornou dispensável, apesar palpitar em todas as áreas da companhia.

A criação da Mormaii é uma inspiração para todos os administradores de empresas e para os seus consumidores. Se você curtiu o post, compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também conheçam a história da Mormaii!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *