Trabalho remoto: 4 dicas para ser produtivo durante as viagens

Nômade digital, home-officer ou freelancer. Independentemente da nomenclatura que utiliza para definir seu job, uma questão deve ser considerada: você precisa aprender a ser mais produtivo para realizar o trabalho remoto durante as viagens.

O fato é que muitas pessoas romantizam trabalhar e viajar como algo fácil. Todavia, profissionais que vivem essa experiência sabem que nem tudo é tão simples. Em viagens é necessário ser ainda mais organizado, afinal, há muitas dispersões que podem impactar na produtividade.

Por exemplo: nômades digitais frequentemente se deslocam para diversas cidades. Em cada destino, devem criar uma rotina para conciliar o lazer com o trabalho. Além disso, precisam encontrar lugares adequados para exercer suas funções, se atentar aos prazos e, muitas vezes, deixar o lazer de lado para entregar tudo no prazo correto.

Se você está interessado em entrar para o ramo de profissionais autônomos que trabalham em qualquer lugar do mundo ou, simplesmente, vai passar por essa experiência em breve, aqui vão algumas dicas para manter a produtividade!

1. Planeje o percurso em detalhes

Imagine que você não planejou sua viagem. Simplesmente chegou no destino sem qualquer cronograma. Por conta disso, teve que comprar passagem de última hora e perdeu tempo até encontrar uma opção de hospedagem.

Para evitar problemas, é importante realizar todo o planejamento da viagem com antecedência. É necessário, por exemplo, pesquisar sobre o destino, reservar um hotel e comprar a passagem com alguns dias de antecedência.

Tudo isso facilitará sua vida, já que não precisará pensar nos detalhes quando chegar o dia da viagem. Ademais, é necessário que, antes de sair de casa, você crie um cronograma, ou seja, defina a sua agenda de trabalho para otimizar seu tempo.

2. Leve seus equipamentos

Seus equipamentos são seus principais meios de trabalho. Por isso, não esqueça de levá-los. Câmera fotográfica, celular, tablet ou notebook são alguns dos dispositivos utilizados por quem trabalha de forma remota.

Outra dica é que você faça uma revisão em cada equipamento antes de sair de casa. Veja se estão funcionando adequadamente para não ter surpresas desagradáveis.

3. Utilize ferramentas a seu favor

Atualmente, há muitas tecnologias que otimizam a rotina do profissional que realiza trabalho remoto. Uma delas é o Trello, disponível em aplicativo e também em site. A ferramenta funciona como uma agenda e permite definir suas tarefas, além de destacar o prazo para entrega de cada uma.

4. Aproveite cada minuto do trabalho remoto

Viajar a trabalho não significa usar todo o seu tempo somente para exercer atividades profissionais. Nesse sentido, também é necessário incluir na agenda alguns momentos de lazer. Afinal, quando estamos descansados, podemos ser ainda mais produtivos.

Essas são dicas de ouro para quem está entrando neste mundo encantador e, por vezes, um pouco difícil do nomadismo digital. Para finalizar, lembre-se de que a produtividade está intimamente ligada com organização, e isso também vale para a modalidade de trabalho remoto.

Agora que você já sabe como trabalhar tranquilamente e sem estresse, que tal começar a organizar a próxima viagem? Leia nosso artigo sobre os cuidados no momento de contratar um traslado.

Deixe um comentário